Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

O Arando Vermelho

O Arando Vermelho

A sua designação em Latim é Vaccinium macrocarpon, nativa da América do Norte, pertence à Família Ericacea. O Arando vermelho é uma baga muito ácida, de cor vermelho vivo e brilhante.É também conhecido como Cranberry, em inglês e é da mesma família do mirtilo.Estas pequenas bagas são ricas numa substância específica, a proantocianidina tipo A, um antioxidante natural que evita que as bactérias se fixem nas membranas mucosas. Isto leva a que se forme uma espécie de barreira entre os tecidos e os agentes patogénicos, constituindo um verdadeiro escudo contra as doenças.O arando vermelho está especialmente indicado para a prevenção e tratamento de infeções urinárias (cistite), porque a bactéria E.Coli (substância que causa 90% destas doenças) acaba por fluir através da urina, evitando inflamações na bexiga e nos rins. Para além disso, o arando vermelho é rico em pigmentos com propriedades antioxidantes, como as antocianinas e antocianidinas, e polifenóis, como o resveratrol e os flavonóides, que têm um papel anti-inflamatório muito relevante, uma vez que combatem o envelhecimento, evitam o aumento do colesterol e outros problemas cardiovasculares.

MAIS

A Equinácea

A equinácea é uma planta natural da América do Norte, muito utilizada na medicina tradicional. Existem nove espécies de Equinácea, contudo, as mais vulgarmente utilizadas, são a Echinacea purpurea e Echinacea angustifolia. São utilizadas as raízes, que são constituídas por ácidos gordos, óleo essencial, fitosteróis, rutósido, alcalóides pirrolizidínicos, equinacósidos A e B, equinacinas, entre outros.A equinácea é uma planta com muitos benefícios e é usada popularmente para aliviar os sintomas de gripes e constipações e para ajudar no tratamento de infeções respiratórias, infeção urinária, candidíase, dor de dentes e gengivas, artrite reumatóide e doenças virais ou bacteriana. Apresenta as seguintes propriedades: - Imunoestimulante- Ativa a formação de leucócitos.- Ação anti-inflamatória e antiviral.- Antioxidante- Antialérgica e antimicrobiana- Externamente, cicatrizante de feridas e em ulcerações crónicas.

MAIS

A Equinácea
A ALCACHOFRA

A ALCACHOFRA

Considerada durante muito tempo uma hortaliça rara, é hoje abundantemente cultivada nas regiões atlânticas. Pertence à família das Asteráceas (Compostas), sendo utilizada as folhas. A cinarina, um dos seus componentes (além dos ácidos aromáticos e dos flavonóides) é a principal responsável pelas propriedades da Alcachofra:- Ajuda na perda de peso- Favorece a digestão- Ação hepatoprotetora- Ação colagoga e colerética- Benéfica nos excessos alimentares e alcoólicos Uma porção de 100 g de alcachofra contém 86,5% de água. Possui também proteínas, hidratos de carbono, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Além disso, contém vitaminas A, C e B2 e é um alimento de baixo valor calórico: uma unidade cozida possui cerca de 60 calorias. Estudos comprovadosO extrato de folha de alcachofra (ALE) tem mostrado potencial como agente hepatoprotetor. Existe um estudo que demonstra a sua eficácia contra a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), nomeadamente na redução do colesterol.Outros estudos revelam que o extrato de folha de alcachofra tem efeitos antioxidantes, coleréticos, hepatoprotetores, de redução de lipídios. Pesquisas parecem indicar que a alcachofra de facto tem qualidades medicinais. O mais significativo parece ser o seu efeito benéfico no fígado. Em estudos com animais, extratos líquidos de raízes e folhas de alcachofra demonstraram uma capacidade de proteger o fígado, possivelmente até mesmo para ajudar a regenerar as células do fígado.

MAIS

A BOSWELLIA SERRATA

A Boswellia Serrata é uma árvore originária da Índia e Arábia Saudita. O seu extrato é há muito utilizado na Medicina Ayurveda e Chinesa.A Boswellia Serrata é uma goma-resina por vezes queimada como incenso ou administrada para fins medicinais relacionados com a inflamação sistémica e tópica. O extrato seco obtido da goma-resina do caule é usado para o tratamento da artrite reumatoide, processos inflamatórios, inflamações e condições artríticas, osteoartrite, artrite reumatoide juvenil, miosite e fibrosite e colite. A Boswellia Serrata é ainda utilizada no tratamento da asma brônquica e das doenças inflamatórias intestinais (Colite ulcerativa e Doença de Crohn). Em comparação com outras substâncias usadas normalmente para doenças reumáticas, o extrato de Boswellia Serrata é mais benéfico, pois é menos tóxico, não ataca o estômago e também é mais potente.A Boswellia parece exercer ainda uma atividade anti-cancerígena muito promissora. Os estudos pré-clínicos em animais sugerem que a Boswellia pode suprimir o crescimento tumoral (pâncreas, colo-retal) e, em alguns casos, a título definitivo, pode impedir o crescimento do tumor (prostático, glioma).  Prof. Dra.Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS

A BOSWELLIA SERRATA
O BORUTUTU

O BORUTUTU

O Borututu é um produto natural obtido a partir da planta africana Cochelospermum Angolense. Normalmente, a parte utilizada é a raíz da planta, pois é rica em quinonas, catequinas, polióis e bioflavonóides,  substâncias com propriedades desintoxicantes, purificadoras e antioxidantes.Esta árvore é conhecida como o “presente da natureza para o fígado” uma vez que tem poderosas propriedades desintoxicantes naturais para o fígado e, ainda, protege todo o sistema digestivo e o aparelho urinário. Pode ser usado no tratamento ou prevenção de:- Dislipidemias (p.e. colesterol elevado)- Dificuldades de digestão- Prisão de ventre- Colite- Hepatite- Esteatose hepática- Icterícia- Outros problemas de fígado- Problemas de vesícula- Purificante do sangue- Problemas do sistema urinário- Gastroenterites

MAIS

A Castanha da Índia

A castanha da índia é uma oleaginosa rica em vitamina B, vitamina C, vitamina K e ácidos gordos, trazendo vários benefícios para a saúde.A sua designação em Latim é Aesculus hippocastanum L.. É uma árvore originária do Sudoeste da Europa (Cáucaso), Norte da Grécia, prefere solos secos e está muito difundida nas regiões temperadas. É muito utilizada como árvore ornamental. Pertence à família das Hipocastanáceas, sendo utilizadas as folhas, cascas e sementes (castanha da índia).  A Castanha da Índia tem propriedades anti-inflamatórias, anti-hemorroidais e vasoconstritoras, sendo por isso muito utilizada no tratamento de hemorróidas e de problemas de circulação. Vejamos os seus principais benefícios: 1. Combate a má circulação: devido à sua propriedade venotónica, aumentando a pressão natural feita pelas veias, o que ajuda na circulação do sangue. 2. Ajuda no tratamento de hemorróidas: contém propriedades de vasoconstrição, que diminuem a dilatação das veias, e anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação do local, diminuindo a dor e o desconforto. 3. Favorece a cicatrização de feridas: devido à sua capacidade anti-inflamatória, que diminui o inchaço do local da ferida e, à sua propriedade venotónica, que aumenta a circulação do sangue, necessário para cicatrizar a ferida. 4. Ajuda na perda de peso: é rica em fibras que dão uma maior sensação de saciedade e diminuição da fome. 5. Reduz o risco de aterosclerose e previne o aparecimento da diabetes tipo 2: porque contém gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda no aumento do “colesterol bom”. 7. Auxilia no tratamento de doenças de pele: indicada para a prevenção ou tratamento de doenças de pele como o eczema, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. 

MAIS

A Castanha da Índia
A CENTELLA ASIÁTICA

A CENTELLA ASIÁTICA

A Centella Asiática ou Gotu Kola é uma planta medicinal de origem indiana, cultivada há mais de três mil anos, muito usada pela medicina ayurvédica.Além de ter um alto teor de substâncias anti-inflamatórias, esta planta costuma ser indicada para tratar manchas e problemas na pele (como varizes e celulite).É uma planta rasteira, que prefere locais húmidos e com sombra (grande parte do dia). As suas flores são brancas, pequenas, reunidas em formato de “pequenos guarda-chuvas” e nascem na base da folha. Os principais benefícios da centelha asiática são:Ajuda a acelerar de forma significativa o processo de cicatrização.​Ação anti-inflamatória e antioxidante.Estimula a produção de colagénio e ajuda a tratar problemas de pele.Melhora significativamente a circulação sanguínea, sendo muito eficaz no tratamento de varizes.Tem efeito calmante e diurético.​Ajuda a prevenir problemas neuro degenerativos.

MAIS

O GINSENG

Sabia que a história do ginseng começou há 4500 anos e o seu primeiro registo de utilização consta num livro com 2000 anos? A sua designação em Latim é Panax ginseng C. A. Meyer. A designação Panax deriva da palavra latina “panacea”, que significa “remédio para todos os males”. Arbusto vivaz, originário do Nordeste da China, Leste da Rússia e Coreia do Norte, hoje, o ginseng é praticamente obtido através de cultura em terrenos férteis e bem drenados e por a planta espontânea se ter esgotado. Pertence à família das Araliáceas, sendo utilizada a raiz. Esta é constituída por saponósidos triterpénicos tetracíclicos poli-hidroxilados (principais constituintes), tendo-se descrito já 14 ginsenósidos (Rb1, Rb2 e Rg1 são os principais). Ocorrem também glúcidos, fitosteróis, vitaminas do complexo B, óleo essencial, peptídeos, poliinas, hidrocarbonetos e álcoois sesquiterpénicos. Apresenta as seguintes propriedades: • Aumenta a capacidade de resistência às doenças e ao stress por ação sobre o eixo hipotálamo-hipófise-córtex suprarrenal (atividade adaptogénica); • Exerce uma influência normalizadora do corpo, tendo um efeito tonificante generalizado; • Aumenta a longevidade e o crescimento das células normais; • Ação antiviral e antiagregante plaquetar; • Tónico cardíaco; • Aumenta a resistência não específica do organismo, atuando positivamente contra os efeitos e fatores externos negativos; • É conhecido como um agente antisstress e como um estimulante do sistema imunitário; • Aumenta as performances físicas e intelectuais; • Útil em indivíduos com um ritmo de vida acelerado, convalescentes, no cansaço geral e na impotência sexual. Prof. Dra.Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS

O GINSENG
A Curcuma

A Curcuma

A curcuma, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico é uma espécie de raiz com propriedades medicinais.É da raiz da planta Curcuma, que se obtém a curcumina, o pigmento amarelo associado ao caril, açafrão e, em menor grau, ao gengibre.Os seus benefícios:- Poder anti-inflamatório- Diminuição do declínio cognitivo (relacionado com a idade)- Melhoria da saúde cardiovascular- Redução do risco de diabetes- Grande capacidade antioxidante- Efeitos analgésicos notáveis em pós-operatório, osteoartrite e sintomas de dor em geral;- Prevenção de diferentes tipos de cancro (cólon-retal, próstata)- Melhoria da fadiga, depressão Prof. Dra. Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS

O Brassicare

A designação de brócolos em Latim é Brassica oleracea L.. Pertence à Família Brassicacea.O Brassicare™ é uma patente de Brassica oleracea L. (extracto seco dos Brócolos) contendo pelo menos 1,6% de glucorafanina. A glucorafarina é um tipo de glucosilato, um composto secundário, à base de enxofre, com elevado interesse para a saúde humana, uma vez que auxilia o fígado no seu trabalho de desintoxicação, para além de possuír uma ação antimicrobiana.Os estudos realizados com o Brassicare™ têm revelado a sua utilidade na prevenção e regressão das úlceras, bem como na proteção das paredes do estômago e intestinos. Exibem ainda atividade antitumoral na fase pós-início do tumor (crescimento e metastização), sugerindo um papel adicional na prevenção da evolução do cancro. Prof. Dra. Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS

O Brassicare
O Colagénio

O Colagénio

O que é o colagénio? O colagénio é uma proteína de rápida absorção e pode ser encontrada naturalmente no organismo. É proteína mais abundante no corpo humano (representa cerca de 30% da proteína total do corpo) e dá a estrutura aos tendões, cartilagem, ossos e tecido conjuntivo.Quais os benefícios na saúde?Existem vários estudos que comprovam a importância do colagénio na doença osteoarticular, uma vez que este é o responsável pela força e flexibilidade das cartilagens. Na prática, o papel do colagénio é evitar que os ossos batam uns nos outros e causem desgaste e dor. Na área da estética, o colagénio é o responsável por deixar a nossa pele mais bonita, mais firme e com menos rugas (efeitos anti-aging).O que é colagénio hidrolisado?O colagénio hidrolisado é degradado por um processo natural (hidrólise) para facilitar a fácil absorção para a corrente sanguínea. A suplementação com colagénio hidrolisado aumentou significativamente a biodisponibilidade do colagénio no organismo. O hidrolisado de colagénio estimula a síntese de colagénio, o que leva a uma redução da dor, da medicação SOS e melhoria da mobilidade articular. Prof. Dra. Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS