Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

A VALERIANA

A VALERIANA

A Valeriana também conhecida como valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem e cientificamente conhecida como Valeriana officinalis, é uma planta com flores pequenas e aromáticas, originária da Europa e partes da Ásia. Rica em ácidos valerênico e isovalérico com propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, a raiz bem como as partes aéreas da valeriana  são a parte da planta que são mais comumente usadas pelas suas propriedades medicinais. Esta apresenta inúmeros benefícios para a saúde, tais como:Ajuda a combater a insónia;Reduz a ansiedade e o stress;Aliviar os sintomas TPM;Diminuir os sintomas da menopausa;Aliviar cólicas menstruais;Auxilia no défice de atenção e hiperatividade.

MAIS

O EUCALIPTO

A sua designação em Latim é Eucalyptus globulus. Árvore originária da Austrália, pode atingir até 90 metros de altura!O eucalipto é resistente a incêndios, pois contem por baixo da sua casca rebentos adormecidos. Assim, quando o fogo destrói a casca e as folhas, estes rebentos crescem, dando vida ao tronco carbonizado. É cultivada em regiões temperadas, subtropicais e tropicais do mundo, prefere terrenos não secos. Pertence à família das Mirtáceas, sendo utilizada as folhas e o óleo essencial. O óleo essencial, com cerca de 70% de cineol ou eucaliptol, é constituído também de monoterpenos, butiraldeído, capronaldeído, azulenos, taninos, resina e flavonas derivadas do ácido ursólico. Apresenta as seguintes propriedades: • Antissético; • Mucolítico; • Útil em gripes, tosse e inflamações orofaríngeas; • Útil no catarro das vias respiratórias; • Hipoglicemiante e vermífugo; • Externamente, o óleo essencial é utilizado em problemas reumáticos.

MAIS

O EUCALIPTO
O ÁCIDO ALFA-LIPOICO

O ÁCIDO ALFA-LIPOICO

O Ácido Alfa-Lipoico (αLA), também conhecido como Ácido Tióctico, Ácido 1,2-ditiolano-3-pentanóico, é um composto orgânico encontrado em todas as células humanas, e é considerado por muitos o Antioxidante dos Antioxidantes. Apesar de ser produzido de forma natural pelo nosso corpo, também é possível encontrá-lo em alimentos ou suplementos alimentares.O Ácido Alfa-Lipoico é solúvel em água e gordura, o que permite que atue em todas as células ou tecidos do corpo. Fica sobretudo armazenado no fígado, coração e músculos, onde é decomposto para desempenhar o seu papel na produção de energia.Este apresenta, ainda, inúmeros benefícios:Forte poder antioxidante;Melhora a resposta e a sensibilidade à insulina;Aumenta a produção de energia;Previne a perda muscular;Combate os efeitos tóxicos de metais no organismo;Melhora a função cardíaca;Ação neuroprotetora.

MAIS

A LARANJA AMARGA

A Laranjeira amarga (Citrus aurantium) é uma árvore originária do Sudeste da Ásia tropical e subtropical, introduzida pelos árabes em países mediterrânicos e depois difundida em outras regiões do globo. As suas partes utilizadas são as flores, pericarpo e mesocarpo (o fruto). O mesocarpo contém flavonóides responsáveis pelo sabor amargo (naringósido, não-hesperidósido) e outros não amargos (rutósido, hesperidósido, sinensetósido), óleo essencial com limoneno e outros monoterpenos, furanocumarinas, sais minerais, pectina e ácidos orgânicos (cítrico, ascórbico e málico); É uma árvore de cujas flores, frutos e folhas, se extrai o óleo essencial. A p-sinefrina é um derivado de feniletilamina obtido dos frutos secos e imaturos da laranja amarga.A p-sinefrina tem algumas semelhanças estruturais com a efedrina. No entanto, devido às diferenças estruturais, a p-sinefrina exibe propriedades de ligação ao receptor adrenérgico marcadamente diferentes. Assim, os efeitos cardiovasculares como um aumento na frequência cardíaca e da pressão arterial, não são observados nas doses usadas e não pode ser classificada como estimulante. Exerce os seus efeitos através de múltiplos mecanismos bioquímicos. Aumenta a termogénese por ligação aos receptores adrenérgicos β-3, resultando num aumento na capacidade do organismo para quebrar as gorduras, que são posteriormente metabolizadas para produzir energia. Aumenta também o metabolismo dos hidratos de carbono ao facilitar a captação celular de glicose nas células musculares, bem como facilitando a glicogenólise, gluconeogénese, glicólise e captação de oxigénio. Os bioflavonoides naringina e/ou hesperidina da laranja amarga demonstraram a capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina e a tolerância à glucose, prevenir a biossíntese e a acumulação de triglicerídeos, inibir a biossíntese do colesterol e servir como antioxidantes e anti-inflamatórios. Um estudo mostrou que p-sinefrina associada à naringina e hesperidina aumentou 183 Kcal na taxa metabólica em repouso (RMR) em relação ao grupo placebo.

MAIS

A LARANJA AMARGA
A RODIOLA

A RODIOLA

Rhodiola rosea é uma planta do género Rhodiola (família Crassulaceae), que tem uso tradicional como um agente anti-fadiga e adapatogéneo. No que se refere à fadiga, a Rhodiola rosea parece ser capaz de reduzir significativamente os efeitos do esgotamento físico prolongado e que resulta em menor fadiga. Este efeito está mais relacionado com o stress e com o efeito 'Burnout', ou com exercício prolongado de baixa intensidade física. Há alguma evidência de que os parâmetros do exercício físico possam ser melhorados com Rhodiola rosea, mas este parece ser limitado a pessoas não treinadas, sugerindo que a Rhodiola rosea não tem um efeito ergogénico agudo. Apesar disso, a Rhodiola rosea parece ser altamente confiável na redução dos sintomas de fadiga e em melhorar os sintomas de stress, bem como o bem-estar, em pessoas esgotadas. EVIDÊNCIA CIENTÍFICA  Um estudo em pessoas com vida e trabalho stressante verificou que a ingestão de 200 mg de extrato de Rodiola duas vezes por dia, durante 4 semanas, foi capaz de reduzir a disfunção e fadiga associada com o stress. Registaram-se, ainda, melhorias significativas na função social e do trabalho, secundárias à redução da fadiga e melhoria do humor. Outro estudo em médicos saudáveis, verificou que a suplementação de Rodiola a 170 mg por 2 semanas (estudo cruzado, duplo-cego) foi significativamente anti-fadiga, e foi capaz de melhorar o desempenho de tarefas relacionadas com o trabalho em cerca de 20%. A Rhodiola rosea pode melhorar o funcionamento cognitivo em pessoas que experimentam uma redução da fadiga, mas não há provas suficientes para apoiar um aumento imediato na cognição. Outro estudo verificou que a suplementação durante 20 dias com rodiola, durante os períodos de exame em alunos (100 mg SHR-5), foi capaz de melhorar o desempenho, fadiga e bem-estar em relação ao placebo. As notas dos exames foram 8,4% superiores no grupo da rodiola em relação ao placebo. Outros usos potenciais da rodiola incluem evidências preliminares de que é altamente neuroprotetor contra toxinas e que a ingestão de Rhodiola rosea pode reduzir a compulsão alimentar induzida por stress. 

MAIS

O TRIBULUS TERRESTRIS

O Tribulus terrestris, na medicina Ayurvédica, é popularmente conhecido como Gokhshura.É uma planta nativa da região mediterrânica, e contém uma grande variedade de substâncias biologicamente ativas, incluindo saponinas esteroides, flavonoides, alcaloides, ácidos gordos insaturados, vitaminas e taninos. O Tribulus terrestris tem sido usado como afrodisíaco, estimulante sexual e como potenciador da produção de espermatozoides, bem como uma alternativa à terapia hormonal de substituição em homens e mulheres com idade mais avançada.

MAIS

O TRIBULUS TERRESTRIS
A CANELA

A CANELA

A canela (Cinnamomum zeylanicum), planta da Família Laureaceae, tem sido usada na China durante milhares de anos para tratar várias doenças.O óleo essencial obtido a partir da casca de canela contém o trans-cinamaldeído, eugenol e linalool. A casca do caule seca de canela contém 4 componentes característicos: cinamaldeído, ácido cinâmico, álcool cinamil e cumarina.  O consumo regular de canela, juntamente com uma dieta saudável e equilibrada, pode trazer diversos benefícios para a saúde:Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;Melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;Combater as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao estresse;Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;Ajudar na digestão, principalmente quando misturada ao mel, porque este tem enzimas que facilitam a digestão e a canela tem efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;Diminuir o apetite, pois é rica em fibras;Reduzir o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;Melhorar o contacto íntimo porque é afrodisíaco e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contacto sexual;Ajudar a diminuir a pressão arterial devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.

MAIS

O UTIROSE

UtiRose™ é uma marca registada de um extrato seco de Hibiscus sabdariffa contendo pelo menos 50% polifenóis (flavonóides e antocianidinas) avaliado clinicamente. Hibiscus sabdariffa é uma planta medicinal historicamente usada na medicina tradicional para a profilaxia e tratamento de cálculos urinários, como diurético, antibiótico, antihipertensivo, antiespasmódico e anti-inflamatório, entre outras aplicações. Os principais constituintes ativos desta planta incluem polifenóis, antocianinas, bem como ácido L-ascórbico, quercetina e ácidos orgânicos. É devido a esta composição que esta planta tem demonstrado um efeito bacteriostático contra a maioria dos microorganismos patogénicos responsáveis pelas infecções do trato urinário (Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Enterobacter spp. Candida spp. e outros). Possui ainda propriedades antiinflamatórias, descongestionantes, e efeito antiaderente que impede a adesão dos microrganismos às paredes do trato urinário e por consequência inibe o seu desenvolvimento e proliferação. Por tudo isto, o extrato de Hibiscus sabdariffa reduz a recorrência das infeções urinárias melhorando inclusivamente a disúria associada. Um estudo em doentes em cuidados continuados demonstrou que a toma de H. sabdariffa reduziu a incidência de ITU em 36%, em residentes com cateteres urinários. Reduziu ainda a expressão de genes associados à inflamação bem como de mediadores pro-inflamatórios no trato urinário. Por outro lado, o extrato inibe também a capacidade de coinfecção pela Candida albicans, em ITU recorrentes. Um estudo duplo-cego versus placebo, durante 168 dias, em 160 mulheres, verificou uma diminuição de 77% nas infecções urinárias. De facto a infeção do trato urinário (ITU) é altamente prevalente e a antibioticoterapia tem sido tradicionalmente escolhida para o tratamento e prevenção da ITU, no entanto, o uso a longo prazo de antibióticos não só aumenta os custos como também induz o aumento de bactérias resistentes a antibióticos.Assim, uma terapia complementar ou mesmo alternativa para ITU é necessária para substituir o uso a longo prazo de antibióticos. O extrato desta planta demonstrou ainda atividade antiurolitítica devido à diminuição da deposição de constituintes formadores de cálculos nos rins. Um ensaio clínico que testou o feito de H. sabdariffa em 18 pacientes durante 15 dias, revelou um efeito uricosúrico com aumento significativo na excreção e eliminação de ácido úrico.Com UtiRose™ é possível o tratamento e a profilaxia de infeções do trato urinário, agudas e recorrentes, podendo também obter-se resultados positivos no tratamento e prevenção da urolitíase.

MAIS

O UTIROSE
A GARCÍNIA CAMBOGIA

A GARCÍNIA CAMBOGIA

Sabia que a Garcínia Cambogia é um inibidor natural do apetite? A garcínia cambogia é uma planta medicinal, também conhecida como Malabar tamarindo, Goraka, cujo fruto é semelhante a uma pequena abóbora.A sua designação em Latim é Garcinia cambogia. É um arbusto ou pequena árvore originária das florestas da região do Camboja, Sul de África e Polinésia, é cultivado na Índia e em países do extremo Oriente. Pertence à família das Gutiferáceas, utilizando-se a casca seca e polpa do fruto. É constituída por ácido hidroxicítrico, lactonas hidroxicítricas, antocianósidos, compostos fenólicos e sais minerais. Apresenta as seguintes propriedades:• No controlo do apetite; • Em caso de obesidade; • Nas hiperlipidémias.

MAIS

A ASHWAGANDHA

Ashwagandha (Withania somnifera (L.) Dunal) é uma das plantas (raízes) mais importantes na medicina ayurvédica indiana e é classificada como “adaptógena”, sendo capaz de conferir vida longa, vigor juvenil e bons poderes intelectuais!           As indicações da ashwagandha são para o tratamento da debilidade geral, cansaço, esgotamento nervoso, insónia, mas fundamentalmente, para o tratamento da perda de memória e déficit cognitivo após lesão, doença ou, simplesmente, pela idade avançada. Os estudos pré-clínicos demonstraram um efeito potencial da ashwagandha como nootrópico, promovendo a função cognitiva e melhorando a memória, presumivelmente, devido à sua atividade mimética do neurotransmissor acetilcolina. Os resultados têm sido promissores para distúrbios neurológicos tais como lesão cerebral traumática, tumor cerebral e patologias neurodegenerativas (com regeneração axonal, reconstrução sináptica e efeitos neuroprotetores).A eficácia dos extratos de ashwagandha e dos constituintes isolados (principalmente withanolides: lactonas esteroidais com esqueleto de ergostano) tem sido descrita em modelos experimentais de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, que estão associadas à rutura de redes neurais e a morte prematura de neurónios. Estudos clínicos com ashwagandha também se mostraram promissores no transtorno bipolar, melhorando o desempenho cognitivo e psicomotor e melhorando a disfunção cognitiva.Por outro lado, estudos clínicos recente demonstraram que a Ashwagandha pode ser útil na melhoria da memória geral e imediata, na função executiva, na atenção e na velocidade de processamento da informação em pessoas com comprometimento cognitivo leve, com poucos efeitos adversos. Assim a aplicação de Ashwagandha é fundamental em “situações” minor ou patologias major, onde existe envolvimento e comprometimento da memória!

MAIS

A ASHWAGANDHA
A ACEROLA

A ACEROLA

A sua designação em Latim é Malpighia glabra. A acerola é originária da América do Sul e Central. É um pequeno arbusto, produzindo um pequeno fruto com o mesmo nome, de cor alaranjada. É muito parecido com uma cereja, sendo por isso conhecido por cereja das Antilhas. Pertence à família das Malpigiáceas. O sumo do seu fruto é muito popular em países como o Brasil e a Jamaica, sendo tradicionalmente utilizado em diversas situações nestes dois países. A acerola contém numerosos oligoelementos, minerais e vitaminas. Contudo, o seu principal interesse reside no facto de ser particularmente rico em vitamina C: a acerola apresenta, na mesma quantidade de polpa, até 100 vezes mais vitamina C que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju.Principais benefícios:Aumenta as defesas naturais;Ação antioxidante;Importante na formação de colagénio;Beneficia a absorção de ferro a partir da dieta;Protege o organismo contra as gripes e constipações;Em situações de maior debilidade física.

MAIS

O ÓLEO DE SEMENTES DE CANNABIS

O Óleo de Sementes de Cannabis (ou Óleo de Sementes de Cânhamo) provém de pequenas sementes da planta Cannabis Sativa, uma planta herbácea da família das Canabiáceas (Cannabaceae), amplamente cultivada em muitas partes do mundo. O Óleo de Sementes de Cannabis é o óleo que apresenta maior proporção de ácidos gordos polinsaturados, sendo estes benéficos ao nível da redução do risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e doenças inflamatórias e autoimunes. Além destes benefícios, este ainda apresenta inúmeras propriedades que o tornam benéfico para a saúde, tais como:- Anti-inflamatório;- Ajuda a reduzir a perceção da dor;- Promove a renovação da pele;- Ajuda a melhorar a cognição;- Auxilia no funcionamento do coração;- Ação analgésica;- Atua como relaxante muscular;- Auxilia o sistema imunitário.

MAIS

O ÓLEO DE SEMENTES DE CANNABIS
O AMIEIRO NEGRO

O AMIEIRO NEGRO

A sua designação em Latim é Rhamnus frangula. De arbusto a árvore, da Europa não mediterrânica e do Nordeste dos Estados Unidos da América, cresce nas margens dos cursos de água, em terrenos ácidos e húmidos.Pertence à família das Ramnáceas, sendo utilizadas as cascas secas do tronco e ramos. É constituída por compostos antraquinónicos livres e sob a forma de heterósidos (frangulósidos), amido, matérias gordas, fitoesteróis, saponósidos e sais minerais. Apresenta as seguintes propriedades:• Purgativo;• Na obstipação;• Colagogo em doses baixas.

MAIS

A VITAMINA C

A vitamina C, ou ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel e, por isso, não é armazenada no organismo em quantidades significativas. Assim, devemos obtê-la através da alimentação e/ou suplementação. As frutas e os vegetais são as principais fontes de vitamina C: citrinos (laranjas, toranjas, limões, etc.), kiwis, morangos, meloa, papaia, tomate, brócolos, vegetais de folha verde (como os espinafres), pimentos verdes e vermelhos, framboesas e mirtilos. A vitamina C tem uma gama de funções no organismo, entre as mais importantes estão a formação do colagénio, que é uma substância necessária para ossos, ligamentos, tendões, músculos, pele e vasos sanguíneos. A vitamina C também é importante nas seguintes funções: - Produção de neurotransmissores e hormonas: está envolvia na síntese de neurotransmissores como adrenalina e serotonina;- Absorção do Ferro: função importante para neutralizar o risco de anemia;- Síntese de Carnitina: a vitamina C é necessária para a síntese da carnitina, que transporta os ácidos gordos para as mitocôndrias, levando à produção de energia que vai ser aproveitada pelas células musculares;- Reforço do sistema imunitário: possui ação imunoestimulante na prevenção de infeções respiratórias ou do trato gastrointestinal;- Antioxidante: a produção exagerada de radicais livres pode levar a risco de dano celular. A ação antioxidante permite reduzir o cansaço e a fadiga.

MAIS

A VITAMINA C
O SHIITAKE

O SHIITAKE

Os cogumelos shiitake fazem parte do dia-a-dia dos países asiáticos há mais de mil anos. Para além de ser utilizado na confeção de refeições, o Shiitake também ocupa um importante lugar na medicina tradicional oriental.Hoje em dia, os cogumelos Shiitake são a segunda espécie mais consumida no mundo. Os cogumelos Shiitake são uma excelente fonte de ferro, proteínas e fibras dietéticas. Para além disso, também são ricos em ácido fólico, selénio, vitaminas do complexo B e C e magnésio. Não é de admirar que o Shiitake seja um dos símbolos de longevidade nos países orientais!Diversos estudos realizados apontam para uma lista de múltiplos benefícios dos cogumelos Shiitake para a saúde. Destacamos os seguintes:Reduzem o risco de problemas cardíacos,Reduzem a pressão arterial,Fortalecem o sistema imunitário,Ajudam na prevenção e tratamento de diversos tipos de cancro,Ajudam na prevenção de tromboses,Abrandam o envelhecimento da pele,Ajudam a prevenir constipações. Para além destes benefícios, os cogumelos Shiitake também são o complemento perfeito para a sua dieta. Este alimento é constituído em mais de 90% por água. Cerca de 100g de cogumelos frescos correspondem apenas a 14 kcal!

MAIS

O SALGUEIRO BRANCO

A sua designação em Latim é Salix alba. Árvore originária da Europa, encontra-se no Norte de África e Ásia junto aos cursos de água e zonas húmidas. Pertence à família das Salicáceas.Utilizam-se as cascas e muito raramente as folhas (por serem mais pobres em salicina). É constituída por: glicósidos e ésteres salicílicos (salicina, salicortina, outros), taninos catéquicos, heterósidos de fenóis, ácidos fenólicos e flavonóides.Esta árvore tem diversas propriedades e não se sabe ao certo há quanto tempo são conhecidas, mas há documentos que datam da sua utilização há pelo menos 5000 anos atrás. Apresenta as seguintes propriedades:• Analgésico;• Antipirético;• Anti-inflamatório;• Nas doenças reumatismais;• Nas cefaleias;• Útil em casos de gripes;• Ação adstringente;• Na falta de apetite;• Em dispepsias;• Colerético e antiespasmódico;• Na menopausa, dismenorreia, amenorreia e climatério;• Externamente, em inflamações das mucosas, adstringente e antimicrobiano.

MAIS

O SALGUEIRO BRANCO
O RESVERATROL

O RESVERATROL

O resveratrol pode ser encontrado em várias espécies vegetais (sementes das uvas, bagas de mirtilo, etc..), sendo que a principal fonte para Suplementos Alimentares é a raiz do Knotweed Japonês (Polygonum cuspidatum).O resveratrol pode ser absorvido em quantidades biologicamente ativas e em concentrações efetivas para redução do risco de aterosclerose. A sua atividade antioxidante resulta da inibição da dioxigenase da lipoxigenase. A atividade anti-inflamatória do resveratrol é explicada pela inibição da transcrição e atividade da ciclooxigenase (COX-1 e COX-2), inibindo também a síntese de tromboxinas, atuando assim como anticoagulante. O resveratrol pode atuar sobre neoplasias através da inibição da cascata do ácido araquidónico, pela inibição da proteína C quinase, um mediador chave na promoção dos tumores. Apresenta as seguintes propriedades:Antioxidantes;Anticancerígena;Antiviral;Protetora;Anti-inflamatória;Neuroprotetora;Fitoestrogênica;Anti-envelhecimento.

MAIS

A GINKGO BILOBA

A sua designação em Latim é Ginkgo biloba L., originária da China, Japão e Coreia, é cultivada em diversos países (França e Sudoeste dos Estados Unidos da América). A Ginkgo Biloba é considerada uma árvore sagrada no Oriente e um fóssil vivo, com mais de 270 milhões de anos.Uma curiosidade acerca desta solução natural é que a Ginkgo Biloba foi árvore que resistiu à bomba atómica de Hiroshima. Uma árvore assim só pode trazer imensos benefícios para a saúde. Principais propriedades:• Antioxidante;• Útil em problemas cognitivos e de memória associados à idade;• Inibem a agregação plaquetar, prevenindo a formação de coágulos;• Alívio dos problemas circulatórios, em particular a nível cerebral;• Útil na claudicação intermitente;• Em caso de dor de cabeça e ansiedade, resultantes da insuficiência vascular cerebral;• Útil em caso de tonturas ou de zumbidos.

MAIS

A GINKGO BILOBA
PRÓPOLIS

PRÓPOLIS

O termo Própolis, de origem grega, conjuga o prefixo “pro” (para, a favor de) com “polis” (cidade, colmeia) e define a substância usada como matéria-prima na construção  das colmeias (cidade das abelhas). O própolis é um produto natural, colhido pelas abelhas Apis mellifera, a partir de várias fontes vegetais e é muito utilizado em questões de saúde.O própolis apresenta um largo espetro de propriedades biológicas e farmacológicas, nomeadamente: antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatórias, imunomoduladoras, anti tumorais, anticancerígenas, anti úlcera, hepatoprotetora, cardioprotetora, neuroprotetora.

MAIS

O GÉRMEN DE TRIGO

O Gérmen de trigo é obtido a partir do trigo, uma planta herbácea anual, muito cultivada nas regiões temperadas. Pertence à família das Poáceas (Gramíneas). O trigo é originário da antiga Mesopotâmia.É a segunda maior cultura de cereais, a nível global, logo a seguir ao milho, sendo considerado um alimento básico e fundamental para a humanidade.O Gérmen de trigo é uma fonte natural de tocoferóis (vitamina E) com marcada ação antioxidante, ácidos gordos essenciais e vitaminas lipossolúveis. Apresenta as seguintes propriedades:Vitamínico;Nas hiperlipidémias;Redutor das taxas de colesterol e de triglicéridos;Antioxidante natural;Útil na arteriosclerose;Aumenta a resistência orgânica contra infeções.

MAIS

O GÉRMEN DE TRIGO
O HIBISCO

O HIBISCO

A sua designação em Latim é Hibiscus Sabdariffa. Arbusto vivaz, originário da Ásia tropical e do Sudão, tendo-se espalhado pelas zonas tropicais.Utilizam-se as flores, sendo ricas em ácidos orgânicos (cítrico, málico, tartárico e hibíscico), compostos antociânicos, derivados flavónicos, mucilagens ricas em ácidos urónicos e pectinas. Os extratos aquosos têm mostrado ação anti-inflamatória, espasmolítica e hipotensora.OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO HIBISCO SÃO: - Ação antimicrobiana;- Trata e ajuda a prevenir infeções urinárias;- Auxilia no processo de emagrecimento;- Proporciona sensação de calma e relaxamento, tornando-se um ótimo aliado para a diminuição da ansiedade.- Possui uma ação diurética, ajudando a evitar a retenção de líquidos;- Ajuda no controlo do colesterol.

MAIS

A ONAGRA

A designação da Onagra em Latim é Oenothera biennis. Planta herbácea anual, originária da América do Norte cresce hoje em muitas regiões temperadas do globo, sendo subespontânea em várias zonas do Continente.Pertencente à família Onagráceas, sendo utilizado o óleo das suas sementes. Este é constituído por óleo com ésteres glicéricos de ácidos gordos (oleico, linoleico, γ-linolénico (GLA), palmítico, esteárico), fitosteróis e carotenóides. Apresenta as seguintes propriedades:• Reduz os transtornos frequentes no designado síndroma pré-menstrual (afrontamentos, irritabilidade, tensão mamária, etc..);• Ajuda a regular a taxa de colesterol;• Ajuda a regular a tensão arterial;• Antiagregante plaquetar;• Prevenção da arteriosclerose e do tromboembolismo;• Tem um efeito antioxidante, inibindo especificamente a oxidação do colesterol;• Útil na osteoporose e no reumatismo;• Tem um papel importante nos processos anti-inflamatórios;• Ação benéfica a nível da pele, sobretudo quando esta está seca ou apresenta feridas;• Eczema atópico e neurodermatites.

MAIS

A ONAGRA
O CAFÉ VERDE

O CAFÉ VERDE

O café, como bebida conhecida e apreciada em quase todo o mundo, é produzido a partir dos grãos (sementes) torrados do fruto do cafeeiro. Por outro lado, esses grãos podem ser colhidos antes da maturação dos frutos e não passarem pela torrefação.Com as sementes verdes e secas sendo apenas moídas, obtém-se o café verde. Desse modo, como não se submete ao aquecimento do processo de torrefação, o produto mantém diversos princípios ativos de relevante utilidade para a saúde.OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO CAFÉ VERDE SÃO:Queima de gordurasO café verde possui maior teor de cafeína que o grão torrado (café preto) e, por isso, o seu efeito termogénico é maior. Por esse motivo, é utilizado como auxiliar nos programas de redução de peso, pois diminui a gordura armazenada pelo organismo. Inibição dos radicais livresO excesso de radicais livres pode ser muito prejudicial, sobretudo por acelerarem os processos de envelhecimento dos tecidos. O café verde é rico em substâncias antioxidantes, que desativam a ação dos radicais livres. Redução do açúcar no sangueO ácido clorogénico, uma substância presente no café verde, pode reduzir a absorção dos hidratos de carbono, baixar a glicémia e evitar os picos de insulina.Trata-se de importante efeito nos casos de diabetes.Além disso, ao limitar a utilização dos açúcares oriundos dos alimentos, o ácido clorogénico induz à utilização das gorduras armazenadas no corpo, a fim de produzir a energia necessária. Desintoxicação do organismoA maior parte das atividades desintoxicantes do organismo é conduzida pelo fígado, que executa essa atividade principalmente por meio das enzimas produzidas nas suas células. Nesse sentido, uma importante enzima multifuncional e responsável pelos trabalhos de desintoxicação é a GST (glutationa S-transferase).Por sua vez, o café verde possui apreciáveis quantidades de cafestol e caveol, substâncias que atuam sobre a GST, estimulando a sua atividade e auxiliando o fígado na sua rotina de limpeza e proteção do organismo.

MAIS

O Aloé Vera

O Aloé Vera é uma planta natural do norte da África e apresenta-se como um cato de cor verde que possui vários benefícios para a saúde. É rica em magnésio, potássio, vitamina C e iodo, além de substâncias ativas regeneradoras e anti-inflamatórias como a aloína, glucomanano e traquinona. A planta de aloé vera é uma planta suculenta, por isso armazena água nas suas folhas e pode permanecer hidratada durante o tempo seco, fechando os seus poros para prevenir a perda de humidade. O gel armazenado nas folhas da planta de Aloé Vera contém glicoproteínas, que aumentam drasticamente a capacidade de regeneração da pele, acalmando a dor e a inflamação. Os outros regeneradores poderosos contidos no gel de Aloé Vera são os polissacarídeos, que estimulam a regeneração e a reparação cutânea.O Aloé Vera pode ser usado sobre a pele ou no cabelo misturada na água ou no creme hidratante para uma ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, favorecendo o processo de cicatrização de feridas e eliminando radicais livres, o que melhora a aparência da pele e cabelo e também a saúde do couro cabeludo, por exemplo. Também existem produtos Aloe Vera com apresentação em sumo ou comprimidos.  Quais os benefícios principais?A Aloé Vera possui diversos benefícios para a saúde, como:Ação nutritiva: estimula a formação das células e dos tecidos, pois possui 18 dos 23 aminoácidos necessários para o organismo humano;Ação regeneradora: contribui para a eliminação de células antigas e a formação de células novas, favorecendo a cicatrização de feridas e queimaduras, por exemplo;Ação hidratante: o Aloe Vera tem na sua composição um gel que restaura tecidos danificados e hidrata a pele;Ação digestiva: possui enzimas que facilitam a digestão, combatendo, assim, a prisão de ventre e auxiliando no tratamento da gastrite;Ação anti-inflamatória: possui propriedades que auxiliam no tratamento de inflamações, queimaduras e infeções.

MAIS

O Aloé Vera
O Dente de Leão

O Dente de Leão

O dente-de-leão é perene, o que significa que as suas folhas não caem e que tem um ciclo de vida longo. Necessita de sol pleno e a sua altura varia de 5 cm a 30 cm. A sua designação em Latim é Taraxacum officinale. Planta herbácea vivaz do hemisfério setentrional e aclimatada na América do Sul, em prados, pastos e terrenos baldios. Encontra-se nos lameiros, sítios húmidos, campos cultivados, hortas e jardins. Pertence à família das Asteráceas (Compostas).Utilizam-se as raízes e as folhas. As raízes contêm: constituintes amargos, polifenóis (fitosteróis, flavonóides, derivados da apigenina e da luteolina), triterpenos, inulina, mucilagem e sais minerais. As folhas contêm flavonóides, constituintes amargos e sais minerais (em maior quantidade do que na raiz). As raízes apresentam as seguintes propriedades: • Nas alterações do fluxo biliar; • Estimula a diurese; • Na perda de apetite; • Na dispepsia; • Na obesidade, acompanhada de retenção de líquidos; • Em todos os estados que beneficiam com a diurese (gota e afeções urinárias). As folhas apresentam as seguintes propriedades: • Na perda de apetite; • Na dispepsia (enfartamento e flatulência); • Em todos os estados que beneficiam com a diurese (gota e afeções urinárias).

MAIS

O Funcho

O funcho é nativo da bacia do Mediterrâneo, com variedades na Macaronésia e no Médio Oriente, onde ocorre no estado silvestre, mas é hoje cultivado, sob diversas formas varietais, em todas as regiões temperadas e subtropicais.É uma planta medicinal que tem ótimas quantidades de taninos, alcalóides, saponinas, flavonóides e ácidos gordos essenciais, que lhe confere várias propriedades: ação relaxante, anti-inflamatória, estimulante, antiespasmódica, carminativa, digestiva, diurética e expetorante suave.Conhecido cientificamente como Foeniculum vulgare, o Funcho tem como principais benefícios para a saúde:- Aliviar as cólicas menstruais e intestinais; - Melhorar a digestão; - Combater o excesso de gases; - Ajudar no combate a gripes e constipações; - Auxiliar na desintoxicação e proteger o fígado; - Combater vermes intestinais. - No catarro das vias aéreas superiores.

MAIS

O Funcho
O Guaraná

O Guaraná

O Guaraná é fruto da planta Paullinia cupana, nativa da Amazónia e é rico em antioxidantes benéficos para a saúde. O fruto maduro do guaraná tem o tamanho aproximado de um grão de café e assemelha-se a um olho humano.As sementes da planta têm até três vezes a quantidade de cafeína que os grãos de café. As sementes também são ricas em antioxidantes, como taninos, saponinas e catequinas e nos estimulantes teofilina e teobromina. Confira os principais benefícios do Guaraná para a saúde:- Redução do cansaço e fadiga- Aumentar o estado de alerta mental- Reduz o stress oxidativo (combate os radicais livres)- Energético- Melhora a concentração- Auxilia na perda de peso- Melhora a saúde cardiovascular

MAIS

O Arando Vermelho

A sua designação em Latim é Vaccinium macrocarpon, nativa da América do Norte, pertence à Família Ericacea. O Arando vermelho é uma baga muito ácida, de cor vermelho vivo e brilhante.É também conhecido como Cranberry, em inglês e é da mesma família do mirtilo.Estas pequenas bagas são ricas numa substância específica, a proantocianidina tipo A, um antioxidante natural que evita que as bactérias se fixem nas membranas mucosas. Isto leva a que se forme uma espécie de barreira entre os tecidos e os agentes patogénicos, constituindo um verdadeiro escudo contra as doenças.O arando vermelho está especialmente indicado para a prevenção e tratamento de infeções urinárias (cistite), porque a bactéria E.Coli (substância que causa 90% destas doenças) acaba por fluir através da urina, evitando inflamações na bexiga e nos rins. Para além disso, o arando vermelho é rico em pigmentos com propriedades antioxidantes, como as antocianinas e antocianidinas, e polifenóis, como o resveratrol e os flavonóides, que têm um papel anti-inflamatório muito relevante, uma vez que combatem o envelhecimento, evitam o aumento do colesterol e outros problemas cardiovasculares.

MAIS

O Arando Vermelho
A Equinácea

A Equinácea

A equinácea é uma planta natural da América do Norte, muito utilizada na medicina tradicional. Existem nove espécies de Equinácea, contudo, as mais vulgarmente utilizadas, são a Echinacea purpurea e Echinacea angustifolia. São utilizadas as raízes, que são constituídas por ácidos gordos, óleo essencial, fitosteróis, rutósido, alcalóides pirrolizidínicos, equinacósidos A e B, equinacinas, entre outros.A equinácea é uma planta com muitos benefícios e é usada popularmente para aliviar os sintomas de gripes e constipações e para ajudar no tratamento de infeções respiratórias, infeção urinária, candidíase, dor de dentes e gengivas, artrite reumatóide e doenças virais ou bacteriana. Apresenta as seguintes propriedades: - Imunoestimulante- Ativa a formação de leucócitos.- Ação anti-inflamatória e antiviral.- Antioxidante- Antialérgica e antimicrobiana- Externamente, cicatrizante de feridas e em ulcerações crónicas.

MAIS

A ALCACHOFRA

Considerada durante muito tempo uma hortaliça rara, é hoje abundantemente cultivada nas regiões atlânticas. Pertence à família das Asteráceas (Compostas), sendo utilizada as folhas. A cinarina, um dos seus componentes (além dos ácidos aromáticos e dos flavonóides) é a principal responsável pelas propriedades da Alcachofra:- Ajuda na perda de peso- Favorece a digestão- Ação hepatoprotetora- Ação colagoga e colerética- Benéfica nos excessos alimentares e alcoólicos Uma porção de 100 g de alcachofra contém 86,5% de água. Possui também proteínas, hidratos de carbono, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Além disso, contém vitaminas A, C e B2 e é um alimento de baixo valor calórico: uma unidade cozida possui cerca de 60 calorias. Estudos comprovadosO extrato de folha de alcachofra (ALE) tem mostrado potencial como agente hepatoprotetor. Existe um estudo que demonstra a sua eficácia contra a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), nomeadamente na redução do colesterol.Outros estudos revelam que o extrato de folha de alcachofra tem efeitos antioxidantes, coleréticos, hepatoprotetores, de redução de lipídios. Pesquisas parecem indicar que a alcachofra de facto tem qualidades medicinais. O mais significativo parece ser o seu efeito benéfico no fígado. Em estudos com animais, extratos líquidos de raízes e folhas de alcachofra demonstraram uma capacidade de proteger o fígado, possivelmente até mesmo para ajudar a regenerar as células do fígado.

MAIS

A ALCACHOFRA
A BOSWELLIA SERRATA

A BOSWELLIA SERRATA

A Boswellia Serrata é uma árvore originária da Índia e Arábia Saudita. O seu extrato é há muito utilizado na Medicina Ayurveda e Chinesa.A Boswellia Serrata é uma goma-resina por vezes queimada como incenso ou administrada para fins medicinais relacionados com a inflamação sistémica e tópica. O extrato seco obtido da goma-resina do caule é usado para o tratamento da artrite reumatoide, processos inflamatórios, inflamações e condições artríticas, osteoartrite, artrite reumatoide juvenil, miosite e fibrosite e colite. A Boswellia Serrata é ainda utilizada no tratamento da asma brônquica e das doenças inflamatórias intestinais (Colite ulcerativa e Doença de Crohn). Em comparação com outras substâncias usadas normalmente para doenças reumáticas, o extrato de Boswellia Serrata é mais benéfico, pois é menos tóxico, não ataca o estômago e também é mais potente.A Boswellia parece exercer ainda uma atividade anti-cancerígena muito promissora. Os estudos pré-clínicos em animais sugerem que a Boswellia pode suprimir o crescimento tumoral (pâncreas, colo-retal) e, em alguns casos, a título definitivo, pode impedir o crescimento do tumor (prostático, glioma).  Prof. Dra.Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS

O BORUTUTU

O Borututu é um produto natural obtido a partir da planta africana Cochelospermum Angolense. Normalmente, a parte utilizada é a raíz da planta, pois é rica em quinonas, catequinas, polióis e bioflavonóides,  substâncias com propriedades desintoxicantes, purificadoras e antioxidantes.Esta árvore é conhecida como o “presente da natureza para o fígado” uma vez que tem poderosas propriedades desintoxicantes naturais para o fígado e, ainda, protege todo o sistema digestivo e o aparelho urinário. Pode ser usado no tratamento ou prevenção de:- Dislipidemias (p.e. colesterol elevado)- Dificuldades de digestão- Prisão de ventre- Colite- Hepatite- Esteatose hepática- Icterícia- Outros problemas de fígado- Problemas de vesícula- Purificante do sangue- Problemas do sistema urinário- Gastroenterites

MAIS

O BORUTUTU
A Castanha da Índia

A Castanha da Índia

A castanha da índia é uma oleaginosa rica em vitamina B, vitamina C, vitamina K e ácidos gordos, trazendo vários benefícios para a saúde.A sua designação em Latim é Aesculus hippocastanum L.. É uma árvore originária do Sudoeste da Europa (Cáucaso), Norte da Grécia, prefere solos secos e está muito difundida nas regiões temperadas. É muito utilizada como árvore ornamental. Pertence à família das Hipocastanáceas, sendo utilizadas as folhas, cascas e sementes (castanha da índia).  A Castanha da Índia tem propriedades anti-inflamatórias, anti-hemorroidais e vasoconstritoras, sendo por isso muito utilizada no tratamento de hemorróidas e de problemas de circulação. Vejamos os seus principais benefícios: 1. Combate a má circulação: devido à sua propriedade venotónica, aumentando a pressão natural feita pelas veias, o que ajuda na circulação do sangue. 2. Ajuda no tratamento de hemorróidas: contém propriedades de vasoconstrição, que diminuem a dilatação das veias, e anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação do local, diminuindo a dor e o desconforto. 3. Favorece a cicatrização de feridas: devido à sua capacidade anti-inflamatória, que diminui o inchaço do local da ferida e, à sua propriedade venotónica, que aumenta a circulação do sangue, necessário para cicatrizar a ferida. 4. Ajuda na perda de peso: é rica em fibras que dão uma maior sensação de saciedade e diminuição da fome. 5. Reduz o risco de aterosclerose e previne o aparecimento da diabetes tipo 2: porque contém gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda no aumento do “colesterol bom”. 7. Auxilia no tratamento de doenças de pele: indicada para a prevenção ou tratamento de doenças de pele como o eczema, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. 

MAIS

A CENTELLA ASIÁTICA

A Centella Asiática ou Gotu Kola é uma planta medicinal de origem indiana, cultivada há mais de três mil anos, muito usada pela medicina ayurvédica.Além de ter um alto teor de substâncias anti-inflamatórias, esta planta costuma ser indicada para tratar manchas e problemas na pele (como varizes e celulite).É uma planta rasteira, que prefere locais húmidos e com sombra (grande parte do dia). As suas flores são brancas, pequenas, reunidas em formato de “pequenos guarda-chuvas” e nascem na base da folha. Os principais benefícios da centelha asiática são:Ajuda a acelerar de forma significativa o processo de cicatrização.​Ação anti-inflamatória e antioxidante.Estimula a produção de colagénio e ajuda a tratar problemas de pele.Melhora significativamente a circulação sanguínea, sendo muito eficaz no tratamento de varizes.Tem efeito calmante e diurético.​Ajuda a prevenir problemas neuro degenerativos.

MAIS

A CENTELLA ASIÁTICA
O GINSENG

O GINSENG

Sabia que a história do ginseng começou há 4500 anos e o seu primeiro registo de utilização consta num livro com 2000 anos? A sua designação em Latim é Panax ginseng C. A. Meyer. A designação Panax deriva da palavra latina “panacea”, que significa “remédio para todos os males”. Arbusto vivaz, originário do Nordeste da China, Leste da Rússia e Coreia do Norte, hoje, o ginseng é praticamente obtido através de cultura em terrenos férteis e bem drenados e por a planta espontânea se ter esgotado. Pertence à família das Araliáceas, sendo utilizada a raiz. Esta é constituída por saponósidos triterpénicos tetracíclicos poli-hidroxilados (principais constituintes), tendo-se descrito já 14 ginsenósidos (Rb1, Rb2 e Rg1 são os principais). Ocorrem também glúcidos, fitosteróis, vitaminas do complexo B, óleo essencial, peptídeos, poliinas, hidrocarbonetos e álcoois sesquiterpénicos. Apresenta as seguintes propriedades: • Aumenta a capacidade de resistência às doenças e ao stress por ação sobre o eixo hipotálamo-hipófise-córtex suprarrenal (atividade adaptogénica); • Exerce uma influência normalizadora do corpo, tendo um efeito tonificante generalizado; • Aumenta a longevidade e o crescimento das células normais; • Ação antiviral e antiagregante plaquetar; • Tónico cardíaco; • Aumenta a resistência não específica do organismo, atuando positivamente contra os efeitos e fatores externos negativos; • É conhecido como um agente antisstress e como um estimulante do sistema imunitário; • Aumenta as performances físicas e intelectuais; • Útil em indivíduos com um ritmo de vida acelerado, convalescentes, no cansaço geral e na impotência sexual. Prof. Dra.Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS

A Curcuma

A curcuma, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico é uma espécie de raiz com propriedades medicinais.É da raiz da planta Curcuma, que se obtém a curcumina, o pigmento amarelo associado ao caril, açafrão e, em menor grau, ao gengibre.Os seus benefícios:- Poder anti-inflamatório- Diminuição do declínio cognitivo (relacionado com a idade)- Melhoria da saúde cardiovascular- Redução do risco de diabetes- Grande capacidade antioxidante- Efeitos analgésicos notáveis em pós-operatório, osteoartrite e sintomas de dor em geral;- Prevenção de diferentes tipos de cancro (cólon-retal, próstata)- Melhoria da fadiga, depressão Prof. Dra. Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS

A Curcuma
O Brassicare

O Brassicare

A designação de brócolos em Latim é Brassica oleracea L.. Pertence à Família Brassicacea.O Brassicare™ é uma patente de Brassica oleracea L. (extracto seco dos Brócolos) contendo pelo menos 1,6% de glucorafanina. A glucorafarina é um tipo de glucosilato, um composto secundário, à base de enxofre, com elevado interesse para a saúde humana, uma vez que auxilia o fígado no seu trabalho de desintoxicação, para além de possuír uma ação antimicrobiana.Os estudos realizados com o Brassicare™ têm revelado a sua utilidade na prevenção e regressão das úlceras, bem como na proteção das paredes do estômago e intestinos. Exibem ainda atividade antitumoral na fase pós-início do tumor (crescimento e metastização), sugerindo um papel adicional na prevenção da evolução do cancro. Prof. Dra. Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS

O Colagénio

O que é o colagénio? O colagénio é uma proteína de rápida absorção e pode ser encontrada naturalmente no organismo. É proteína mais abundante no corpo humano (representa cerca de 30% da proteína total do corpo) e dá a estrutura aos tendões, cartilagem, ossos e tecido conjuntivo.Quais os benefícios na saúde?Existem vários estudos que comprovam a importância do colagénio na doença osteoarticular, uma vez que este é o responsável pela força e flexibilidade das cartilagens. Na prática, o papel do colagénio é evitar que os ossos batam uns nos outros e causem desgaste e dor. Na área da estética, o colagénio é o responsável por deixar a nossa pele mais bonita, mais firme e com menos rugas (efeitos anti-aging).O que é colagénio hidrolisado?O colagénio hidrolisado é degradado por um processo natural (hidrólise) para facilitar a fácil absorção para a corrente sanguínea. A suplementação com colagénio hidrolisado aumentou significativamente a biodisponibilidade do colagénio no organismo. O hidrolisado de colagénio estimula a síntese de colagénio, o que leva a uma redução da dor, da medicação SOS e melhoria da mobilidade articular. Prof. Dra. Marisa Machado, Investigadora em Fitoquímica

MAIS

O Colagénio