A ALCACHOFRA
18 Out 2021 - Publicado por Vitaceutics
Considerada durante muito tempo uma hortaliça rara, é hoje abundantemente cultivada nas regiões atlânticas. Pertence à família das Asteráceas (Compostas), sendo utilizada as folhas.
A cinarina, um dos seus componentes (além dos ácidos aromáticos e dos flavonóides) é a principal responsável pelas propriedades da Alcachofra:
- Ajuda na perda de peso
- Favorece a digestão
- Ação hepatoprotetora
- Ação colagoga e colerética
- Benéfica nos excessos alimentares e alcoólicos
Uma porção de 100 g de alcachofra contém 86,5% de água. Possui também proteínas, hidratos de carbono, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Além disso, contém vitaminas A, C e B2 e é um alimento de baixo valor calórico: uma unidade cozida possui cerca de 60 calorias.
Estudos comprovados
O extrato de folha de alcachofra (ALE) tem mostrado potencial como agente hepatoprotetor. Existe um estudo que demonstra a sua eficácia contra a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), nomeadamente na redução do colesterol.
Outros estudos revelam que o extrato de folha de alcachofra tem efeitos antioxidantes, coleréticos, hepatoprotetores, de redução de lipídios. Pesquisas parecem indicar que a alcachofra de facto tem qualidades medicinais. O mais significativo parece ser o seu efeito benéfico no fígado. Em estudos com animais, extratos líquidos de raízes e folhas de alcachofra demonstraram uma capacidade de proteger o fígado, possivelmente até mesmo para ajudar a regenerar as células do fígado.