Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA FLORA INTESTINAL

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA FLORA INTESTINAL

Quando nascemos, o intestino é colonizado pelas primeiras bactérias. Ao longo da nossa vida, a flora bacteriana é influenciada pela idade, dietas ricas em gordura e açúcar, consumo de álcool, tabaco, toma de antibióticos, stress e alterações do funcionamento intestinal, fatores estes que contribuem para o desequilíbrio da flora do intestino. A microbiota gastrointestinal é constituída por todos os microorganismos que habitam nos intestinos. O equilíbrio entre bactérias, leveduras, fungos e outros microorganismos é fundamental para a saúde.Sabia que:95% Das nossas bactérias estão localizadas no trato gastrointestinal;400 São as diferentes espécies que compõem a microbiota intestinal;No interior do nosso trato gastrointestinal há aproximadamente mil milhões de microorganismos. Os 4 piores inimigos da microbiota são os antibióticos, tóxicos, stress e dieta desequilibrada:O desequilíbrio da flora intestinal pode levar a:• Transtornos digestivos• Baixa imunidade• Distúrbios intestinais O que fazer:• Probióticos (Bifidobactérias, Lactobacillus, Saccharomyces boulardii, …)• FOS (Prebióticos, estimulam o crescimento de espécies consideradas probióticas)• Eletrólitos (sódio, potássio, cloreto)• Curcuma (Propriedades anti-inflamatórias)• Chá verde (Rico em epigalhocatequina que modula os mediadores pró-inflamatórios) Drª Bárbara CorreiaFarmacêutica Departamento Técnico Dietmed

MAIS

O GÉRMEN DE TRIGO

O Gérmen de trigo é obtido a partir do trigo, uma planta herbácea anual, muito cultivada nas regiões temperadas. Pertence à família das Poáceas (Gramíneas). O trigo é originário da antiga Mesopotâmia.É a segunda maior cultura de cereais, a nível global, logo a seguir ao milho, sendo considerado um alimento básico e fundamental para a humanidade.O Gérmen de trigo é uma fonte natural de tocoferóis (vitamina E) com marcada ação antioxidante, ácidos gordos essenciais e vitaminas lipossolúveis. Apresenta as seguintes propriedades:Vitamínico;Nas hiperlipidémias;Redutor das taxas de colesterol e de triglicéridos;Antioxidante natural;Útil na arteriosclerose;Aumenta a resistência orgânica contra infeções.

MAIS

O GÉRMEN DE TRIGO
SALADA DE ABACATE COM CAMARÃO

SALADA DE ABACATE COM CAMARÃO

Os dias quentes pedem receitas frescas, práticas e saborosas.  Esta salada de abacate e camarão é ideal para estes dias de verão.INGREDIENTES:250g de Camarão Cozido1 Abacate pequeno1 Cenoura média2 CebolasAlface1 Dente de Alho2 Colheres de sopa de sementes de abóboraSumo de limão q.b.Azeite q.b.Orégãos q.b.Sal q.b.Pimenta q.b. PREPARAÇÃO:Prepare os legumes: rale a cenoura, pique a cebola, corte o abacate em cubos pequenos e esmague o dente de alho. Misture todos os ingredientes, exceto a alface e a rúcula. Leve ao frigorífico esta mistura durante uns minutos e sirva por cima das folhas de alface e de rúcula.

MAIS

O HIBISCO

A sua designação em Latim é Hibiscus Sabdariffa. Arbusto vivaz, originário da Ásia tropical e do Sudão, tendo-se espalhado pelas zonas tropicais.Utilizam-se as flores, sendo ricas em ácidos orgânicos (cítrico, málico, tartárico e hibíscico), compostos antociânicos, derivados flavónicos, mucilagens ricas em ácidos urónicos e pectinas. Os extratos aquosos têm mostrado ação anti-inflamatória, espasmolítica e hipotensora.OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO HIBISCO SÃO: - Ação antimicrobiana;- Trata e ajuda a prevenir infeções urinárias;- Auxilia no processo de emagrecimento;- Proporciona sensação de calma e relaxamento, tornando-se um ótimo aliado para a diminuição da ansiedade.- Possui uma ação diurética, ajudando a evitar a retenção de líquidos;- Ajuda no controlo do colesterol.

MAIS

O HIBISCO
INFEÇÕES URINÁRIAS: SINAIS E SINTOMAS

INFEÇÕES URINÁRIAS: SINAIS E SINTOMAS

Uma infeção urinária corresponde à presença de bactérias em qualquer parte do sistema urinário (rins, ureteres ou bexiga).Consoante a localização, a infeção recebe nomes diferentes:No caso do rim designa-se de pielonefrite, da bexiga cistite e da uretra denomina-se de uretrite. As infeções urinárias são mais comuns nas mulheres, dada a maior proximidade da uretra feminina com o ânus e com a vagina e dado o facto de ser uma uretra muito mais curta do que a masculina, o que permite que os microrganismos alcancem mais facilmente a bexiga.Sinais e sintomas:ardor ou dor ao urinarvontade urgente e frequente de urinarodor forte da urina, que se apresenta turva (e pode conter vestígios de sangue)dificuldade em iniciar a micçãodor na parte inferior do abdómenfebreSoluções naturais:- Arando vermelho: Inibe a aderência bacteriana por ação nas fímbrias; usado na prevenção e como desinfetante das vias urinárias- UTIroseTM: Extrato patenteado com ação nas infeções urinárias; diminui a aderência das bactérias às paredes do trato urinário; atua sobre a E. Coli e a Candida Albicans- L. Rhamnosus + L. Fermentum: Impedem a aderência dos agentes patogénicos ao trato urinário; aumentam a imunidade da mucosa intestinal e melhoram a imunidade inata e celular.

MAIS

TRUFAS DE FEIJÃO PRETO E CACAU

Neste Dia Mundial do Chocolate trazemos-lhe uma receita fácil e deliciosa, para comemorar da melhor forma este dia, sem quebrar a dieta.INGREDIENTES:1 lata pequena de feijão preto cozido (lavado e escorrido)5 colheres de sopa de cacau em pó2 colheres de sopa de manteiga de amendoim2 colheres de sopa de mel1 pitada de sal125g de pepitas de chocolate com 70% de cacau PREPARAÇÃO:Num liquidificador, ou robot de cozinha, junte o feijão, o cacau, a manteiga de amendoim, o mel e o sal.Triture até obter uma massa homogénea. Faça 12 bolinhas com esta massa e coloque no frigorífico 15 a 20 minutos.Derreta o chocolate em banho-maria e, com ajuda de uma colher, regue as bolinhas. Se quiser, adicione outras coberturas, como coco ralado, canela, etc.Coloque no frigorífico mais 10 minutos para o chocolate endurecer. Conserve num recipiente fechado no frigorífico.

MAIS

TRUFAS DE FEIJÃO PRETO E CACAU