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A VALERIANA

A VALERIANA

A Valeriana também conhecida como valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem e cientificamente conhecida como Valeriana officinalis, é uma planta com flores pequenas e aromáticas, originária da Europa e partes da Ásia. Rica em ácidos valerênico e isovalérico com propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, a raiz bem como as partes aéreas da valeriana  são a parte da planta que são mais comumente usadas pelas suas propriedades medicinais. Esta apresenta inúmeros benefícios para a saúde, tais como:Ajuda a combater a insónia;Reduz a ansiedade e o stress;Aliviar os sintomas TPM;Diminuir os sintomas da menopausa;Aliviar cólicas menstruais;Auxilia no défice de atenção e hiperatividade.

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BOMBONS COM CARAMELO E GOJI

O nosso tempo é das melhores prendas que podemos oferecer a alguém, por isso, neste São Valentim, surpreenda a sua cara-metade com um doce feito por si: Bombons com Caramelo e Goji. Uma excelente forma de celebrar o amor, mantendo uma alimentação saudável. Ingredientes:Para o chocolate:1/2 chávena de óleo de coco (70 g);1/2 chávena de cacau em pó1/4 chávena de geleia de agave (60 ml), ou outro adoçante natural;Para o caramelo:1/2 chávena de tâmaras medjool (100 g);1/4 chávena de água (60 ml);Para decorar:2-3 colheres de sopa de bagas goji (opcional). Preparação:- Derrete o óleo de coco em banho-maria suave.- Quando o óleo estiver completamente derretido, adiciona o cacau puro cru em Pó bio aos poucos e mantém o recipiente em banho-maria suave, mexendo sempre.- No final de todo o cacau incorporado, incorpora a geleia de agave e retira do banho-maria. Verte o chocolate para o interior dos moldes, diretamente ou com a ajuda de uma colher de chá, de forma a preencher cerca de 1/3 de cada poço e utilizando cerca de metade do chocolate preparado. Inclina o molde nas várias direções de forma a espalhar o chocolate pelas paredes de cada poço. Coloca no congelador enquanto se prepara o caramelo.- Para preparar o caramelo, coloca as tâmaras descaroçadas no processador, adiciona cerca de metade da água indicada, e processa até formar um creme. Adiciona mais água até obter a textura desejada (deverá ser um caramelo espesso e não demasiado líquido).- Retira o molde dos bombons do congelador e adiciona cerca de uma colher de café do caramelo a cada poço. Volta a colocar no congelador durante cerca de 10 minutos.- Entretanto, se o chocolate que restou no recipiente tiver solidificado, volta a derretê-lo em banho-maria suave.Retira o molde de bombons do congelador e verte o chocolate de forma a completar cada poço.- Para decorar com a areia de Goji, coloca 2-3 colheres de sopa de bagas Goji no congelador durante cerca de 10 minutos para ser mais fácil triturá-las. Coloca as bagas Goji refrigeradas num moinho de café ou processador e pulsa até formar uma areia grosseira. Espallha a areia sobre os bombons. Leva ao congelador durante cerca de 1 hora para solidificar completamente.- Para servir, desenforma os bombons quando estiverem completamente sólidos. Mantém os restantes no congelador.

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ABÓBORA RECHEADA COM LEGUMES

ABÓBORA RECHEADA COM LEGUMES

Diretamente do forno para a sua mesa, a receita de hoje promete encantar. Neste Dia Mundial dos Legumes, experimente a nossa sugestão de hoje: Abóbora Recheada com Legumes. A receita perfeita para pôr todos aí em casa a comer legumes.Ingredientes:1 abóbora Butternut pequena350g de mix legumes para saltear200g de quinoa3 colheres de sopa de sementes de abóbora100 g de queijo mozzarella light ralado3 colheres de sopa de azeiteSal q.b.Pimenta q.b.Alecrim q.b.Cominhos q.b. Preparação:- Corte a abóbora ao meio e retire as sementes e o miolo. Coza a abóbora a vapor e reserve.- Numa frigideira antiaderente, coloque o azeite, o miolo da abóbora e a mistura de legumes, deixe saltear em lume brando. Perto do final da cozedura adicione a quinoa previamente cozida e misture. Tempere com sal, alecrim e as especiarias, e deixe terminar de cozinhar.- Num tabuleiro coloque as metades da abóbora e recheie com o preparado anterior. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar.- Sirva polvilhado com sementes de abóbora.

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EXERCÍCIO FÍSICO COMO FORMA DE COMBATER A DEPRESSÃO

Os debates em torno da saúde mental nunca estiveram tão em pauta como nos dias de hoje. As consequências da pandemia que afligiu o mundo durante os últimos sensivelmente 2 anos não se resumiram apenas ao plano físico-orgânico. Se por um lado temos números impactantes a nível do número de óbitos em decorrência da pandemia (mais de 6 5000 00), os números acerca da saúde mental também são de grande envergadura, apontando para uma elevação de 28% no número de casos de depressão.A importância dada ao exercício físico para o contexto da saúde mental, ainda durante a pandemia, foi notória, através não só das recomendações por parte dos profissionais do exercício físico, mas também dos profissionais de saúde em geral.Atualmente os estudos multiplicam-se e as descobertas mais importantes neste plano devem-se principalmente ao surgimento de novos neurónios advindos da prática de exercício físico regular, fazendo aumentar também a quantidade e a qualidade da ação de importantes neurotransmissores, como por exemplo a endorfina, a dopamina e a serotonina. Estes neurotransmissores, em níveis reduzidos, estão intimamente associados aos quadros de depressão.Outro mecanismo desencadeado pelo exercício físico que visa o combate da depressão se prende à promoção da auto-estima e da capacidade de relacionamento pessoal. A prática regular de exercício físico (associado a uma alimentação equilibrada) irá desencadear certamente alterações favoráveis a nível da composição corporal, desencadeando também uma melhor avaliação da auto-imagem e auto-estima. Por outro lado, o exercício físico, em especial quando praticado em contexto de grupo, desenvolve um grande poder de socialização e alegria, combatendo desta forma os pensamentos negativos e a probabilidade de isolamento, características estas muito presentes em quem apresenta quadros de depressão.Tratando-se da promoção da saúde mental, fica difícil definirmos qual a prática física ou modalidade desportiva que seria mais recomendável. O mais importante para alguém que esteja a passar por um estado de depressão é procurar uma atividade que mais possa lhe trazer prazer, atentando sempre para o volume e a intensidade das sessões de trino, de modo que o sistema cardiorrespiratório esteja sempre sob controlo.É verdade que, havendo possibilidade de ser seguido por um profissional do exercício físico, o processo será todo facilitado, pois estes usarão dos seus conhecimentos técnicos e experiência a fim de propiciar treinos mais ajustados, seguros e motivantes. Não havendo esta possibilidade torna-se necessário uma introspeção, de modo a escolher (perante o consentimento médico) a modalidade de treino que possa lhe despertar mais prazer. Sejam atividades ligadas a dança, ligadas ao desporto de combate, realizadas no meio aquático, Yoga, Pilates, ou simplesmente caminhar, todas elas, sendo realizadas com consistência e atitude, certamente irão desencadear mecanismos neurais e bioquímicos em prol da saúde mental, contribuindo assim para a superação dos sintomas depressivos.Nada de baixar as guardas, ou se refugiar no sedentarismo! O exercício físico (bem administrado) pode ser sim uma verdadeira “pílula” que desencadeará, alegria, vitalidade e ajudará qualquer indivíduo a reencontrar o gosto pela vida. 

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EXERCÍCIO FÍSICO COMO FORMA DE COMBATER A DEPRESSÃO
SALMÃO COM CROSTA DE NOZ E PURÉ DE COUVE-FLOR

SALMÃO COM CROSTA DE NOZ E PURÉ DE COUVE-FLOR

Sem ideias para o jantar desta sexta-feira? Não se preocupe, nós pensámos na solução. Entre neste último fim-de-semana do mês com uma receita que além de deliciosa é muito nutritiva: Salmão com Crosta de Noz e Puré de Couve-Flor. Uma receita que promete surpreender todos aí em casa Ingredientes:Salmão2 lombos de salmão (300g)150g nozes1 limãoTomilho q.b.Sal q.b. Puré400g de couve-flor50g de queijo quark 0%1 colher de sopa de azeiteNoz-moscada q.b.Sal q.b. Preparação:-  Para a preparação do puré, coza a couve-flor. Numa liquidificadora triture a couve-flor juntamente com o queijo quark e um fio de azeite até obter um creme. Tempere com noz-moscada e sal.- Para preparar o salmão comece por triturar as nozes com tomilho e sumo de limão até ter um aspeto de areia grossa.- Coloque o filete de salmão com a pele virada para baixo num tabuleiro para ir ao forno, cubra-o com a mistura das nozes e tomilho. Leve ao forno até o salmão estar cozinhado.

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ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O FRIO

Em pleno inverno, época do ano em que o frio é mais intenso, devemos redobrar a atenção com a alimentação, isto porque o tempo frio tem implicações no nosso corpo, nomeadamente nos níveis de energia, no metabolismo e no apetite.Tudo isto pode conduzir a excessos nas refeições, um corpo mais frágil a algumas doenças sazonais (ex: gripes) ou até mesmo reduzir a sensação de sede provocando um descontrolo a nível de todo o organismo.Para combater o frio, deve vestir-se com várias camadas de roupa e/ou recorrer ao uso de mantas e adequar consoante o ambiente em que se encontra. Além disso existem também estratégias alimentares importantes que o ajudam a combater o frio e ao mesmo tempo a manter-se saudável. Conheça as nossas dicas:Consumo de sopa – as sopas são opções nutritivas para a saúde, aumentam a saciedade e ajudam a aumentar o consumo de água mantendo o corpo quente;Inclusão de condimentos – o gengibre, a curcuma, o alho e a cebola contêm propriedades antissépticas e mucolíticas que reforçam o sistema imunitário e são práticos a usar em qualquer refeição;Hidratação – com a diminuição da vontade de beber água fica mais difícil manter uma hidratação adequada, desta forma a inclusão de chás/tisanas trazem um conforto ao organismo pois aquecem de imediato o corpo, além disso ajudam a aliviar dores de garganta, manter uma adequada ingestão de líquidos e podem aportar propriedades antioxidantes.Ingestão de frutas e vegetais – a inclusão destes alimentos é fundamental no aporte de vitaminas e minerais fundamentais à homeostasia do corpo humano, ainda assim privilegie os frutos da época ricos em vitamina C (citrinos, kiwi), aumentando desta forma as defesas do sistema imunitário.Evite o consumo de bebidas alcoólicas – estas opções provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.Além destas dicas, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina D (sardinha, atum, cavala ou leites fortificados), uma vez que a exposição solar diminui drasticamente.No inverno o nosso corpo está mais apto a combater o frio se lhes fornecermos todas as vitaminas e minerais de que necessita, desta forma não se esqueça de por em prática todas as dicas mencionadas.

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