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Articulações saudáveis: as substâncias fundamentais

Articulações saudáveis: as substâncias fundamentais

O verão, o calor, os dias grandes dão um ânimo extra para sair de casa e aproveitar o tempo com atividades ao ar livre. Sejam desportos, exercícios, piqueniques, simples caminhadas à beira-mar ou em parques para contemplar a natureza, o período é ótimo para quem busca bem-estar e qualidade de vida.O sol traz benefícios incríveis para a nossa saúde, como, por exemplo, aumentar os níveis de vitamina D no organismo. Esta vitamina é importante para melhorar a absorção de cálcio e fósforo no corpo e, assim, auxiliar o funcionamento do sistema nervoso, além de fortificar ossos, dentes e músculos.Para podermos desfrutar destes dias grandes e luminosos em pleno, as nossas articulações têm de estar saudáveis para nos sentirmos em forma também!Existem várias substâncias muito importantes para as nossas articulações, contudo, destacamos as seguintes:COLAGÉNIOProteína estrutural necessária para promover a integridade e força de tensão aos tecidos conjuntivos, osso e cartilagemReduz a crepitação articular, a inflamação e repõe os níveis de colagénio que reduzem com a idadePara uma melhor eficácia, o colagénio deve ser hidrolisado, tornando-se mais biodisponível É um dos componentes principais da matriz extracelularTem impacto nos processos associados à degeneração da cartilagemÁCIDO HIALURÓNICOÉ um componente comum do líquido sinovial e da matriz extracelularÉ um polissacárido natural, de cadeia linear e de elevada massa molecularNo líquido sinovial, a elevada concentração de ácido hialurónico providencia uma lubrificação necessária para a articulação, servindo como absorvente de choques, redutor da fricção entre 2 ossos e do desgaste da articulação.Na Vitaceutics encontra soluções para a saúde articular:Good Collagen: linha rica em substâncias como colagénio e ácido hialurónicoGood Joint: fórmula reforçada com glucosamina, condroitina, MSM, boswellia, ácido hialurónico, entre outros. Por Drª Bárbara Correia, Farmacêutica

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SOPA DE CURGETE, BRÓCOLOS E MANJERICÃO

As sopas são uma das melhores e mais saudáveis comidas de conforto que pode e deve comer. As variedades e combinações são muitas - sopas, cremes ou aveludados, o que é inegável é que são um importante elemento da nossa gastronomia.O nosso Creme de curgete, brócolos e manjericão é uma dessas combinações, e o manjericão dá-lhe um sabor especial, um toque mais fresco e saboroso. INGREDIENTES:2 curgetes pequenas1 cabeça de brócolo½ dente de alho½ cebola ralada1 chávena de café de manjericão picado1 colher de sopa de azeitePimenta de caiena e sal a gosto PREPARAÇÃO:Numa panela com água a ferver (suficiente para cobrir os vegetais), coloque as curgetes e os brócolos e deixe cozinhar.Noutra panela refogue a cebola ralada, o manjericão picado e o alho. Depois bata, com uma varinha, as curgetes e os brócolos cozidos juntamente com a couve e o azeite.Em seguida, coloque a mistura na panela com o refogado e adicione sal e pimenta de caiena a gosto. Retire e sirva quente.

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SOPA DE CURGETE, BRÓCOLOS E MANJERICÃO
O Aloé Vera

O Aloé Vera

O Aloé Vera é uma planta natural do norte da África e apresenta-se como um cato de cor verde que possui vários benefícios para a saúde. É rica em magnésio, potássio, vitamina C e iodo, além de substâncias ativas regeneradoras e anti-inflamatórias como a aloína, glucomanano e traquinona. A planta de aloé vera é uma planta suculenta, por isso armazena água nas suas folhas e pode permanecer hidratada durante o tempo seco, fechando os seus poros para prevenir a perda de humidade. O gel armazenado nas folhas da planta de Aloé Vera contém glicoproteínas, que aumentam drasticamente a capacidade de regeneração da pele, acalmando a dor e a inflamação. Os outros regeneradores poderosos contidos no gel de Aloé Vera são os polissacarídeos, que estimulam a regeneração e a reparação cutânea.O Aloé Vera pode ser usado sobre a pele ou no cabelo misturada na água ou no creme hidratante para uma ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, favorecendo o processo de cicatrização de feridas e eliminando radicais livres, o que melhora a aparência da pele e cabelo e também a saúde do couro cabeludo, por exemplo. Também existem produtos Aloe Vera com apresentação em sumo ou comprimidos.  Quais os benefícios principais?A Aloé Vera possui diversos benefícios para a saúde, como:Ação nutritiva: estimula a formação das células e dos tecidos, pois possui 18 dos 23 aminoácidos necessários para o organismo humano;Ação regeneradora: contribui para a eliminação de células antigas e a formação de células novas, favorecendo a cicatrização de feridas e queimaduras, por exemplo;Ação hidratante: o Aloe Vera tem na sua composição um gel que restaura tecidos danificados e hidrata a pele;Ação digestiva: possui enzimas que facilitam a digestão, combatendo, assim, a prisão de ventre e auxiliando no tratamento da gastrite;Ação anti-inflamatória: possui propriedades que auxiliam no tratamento de inflamações, queimaduras e infeções.

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BERINGELAS RECHEADAS COM BACALHAU

A beringela, pelo seu teor em fibra solúvel, para além de uma boa aposta para dietas de emagrecimento, por filtrar a gordura do organismo, aumenta a saciedade. Assim, se você está à procura de uma sugestão fácil para um jantar especial ou para uma refeição saudável, esta é a receita que procurava.Experimente estas beringelas recheadas com bacalhau. Ingredientes:1 posta de bacalhau demolhado1 folha de louro2 beringelas grandes1 colher de sopa de azeite1 cebola100 g de abóbora1 curgete pequena1 colher de sopa de cebolinho picadoSal q.b. Preparação:Coza o bacalhau em água com uma folha de louro. Escorra, deixe arrefecer e lasque o bacalhau.Corte as beringelas no sentido longitudinal. Com a ajuda de uma colher, cave-as para rechear. Disponha num tabuleiro e leve ao forno 20 min a 180º. Retire e reserve.Corte a curgete e a abóbora aos cubos e coza com sal. Reserve.Leve ao lume a cebola picada com uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de água e deixe refogar. Acrescente a curgete e a abóbora e deixe cozer. Acrescente o bacalhau desfiado e coza mais 2 minutos.Recheie as beringelas com o preparado. Leve ao forno a 180ºC até alourar. Sirva de imediato com cebolinho picado por cima.

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GELATINA DE MORANGO COM QUEIJO QUARK

GELATINA DE MORANGO COM QUEIJO QUARK

As gelatinas são sobremesas light, baixas em calorias, indicadas para dietas e alimentação saudável, porém são pobres em proteínas. E se lhe disséssemos que pode tornar a sua gelatina mais nutritiva, adicionando-lhe uma proteína também ela baixa em gordura? O queijo quark é a solução!Experimente a nossa sugestão de hoje!  Ingredientes:2 saquetas de Gelatina de Morango 0% açúcar500 ml de água a ferver500 g de Queijo Quark 0% gordura  Preparação: Dilua o conteúdo das 2 saquetes de gelatina em 500ml de água a ferver e deixe amornar. Adicione o queijo quark e misture bem com uma vara de arames.Verta numa forma previamente passada por água fria ou distribua por tacinhas individuais e leve ao frigorífico para solidificar.Nota: pode substituir o queijo quark por iogurte grego natural, na mesma quantidade.

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O QUE FAZER À DIETA NO FIM-DE-SEMANA?

Seguir uma dieta durante a semana é tarefa simples para a maior parte das pessoas, ainda assim, para outros é complicado manter o rigor imposto. Quando a estas dificuldades juntamos as inúmeras tentações do fim-de-semana (saída com amigos, almoços/jantares de família) ainda se torna mais difícil cumprir o plano nutricional. Certamente já se sentiu neste dilema?!  Na realidade ter uma alimentação saudável ou seguir uma dieta deve fazer parte de um estilo de vida saudável e não uma imposição de objetivos ou mudanças difíceis de implementar no seu dia-a-dia.É ainda importante haver bom senso, uma pequena exceção pontual à rotina alimentar não vai por em causa todos os objetivos traçados. Mas se pensa que o facto de cumprir a dieta à risca durante a semana e fazer todos os “pecados alimentares” durante o fim-de-semana levam ao sucesso pretendido, desengane-se! Isto vai ter consequências na sua saúde e na balança!  Para conseguir contornar este dilema, vamos dar-lhe algumas dicas que podem fazer a diferença e permitir que não estrague a dieta ao fim de semana:- Não vá jantar fora sem fazer uma pequena refeição em casa;- Modere a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes;- Cuidado com as “Cheat Meals”;- Evite fazer o pequeno-almoço ou snacks em pastelarias;- Não passe o fim-de-semana no sofá (sedentário);- Procure manter a rotina alimentar (horários de refeição e quantidades);- Faça escolhas equilibradas quando os jantares são fora de casa. O segredo é fazer escolhas conscientes e permitir-se a um “miminho”, uma refeição livre pontual e não um dia de alimentos hipercalóricos. Poderá optar por guardar essa exceção para momentos de convívio.

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