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Quer começar a treinar? Aposte nestas dicas!

Quer começar a treinar? Aposte nestas dicas!

Encontrar a motivação para começar a treinar não é uma tarefa fácil… a preguiça é muitas vezes o pior inimigo, mas também todas as “desculpas” que usamos no dia-a-dia: falta de tempo para ir ao ginásio, o trabalho, as condições meteorológicas, as tarefas domésticas, etc.O segredo para se motivar a si mesmo em começar a praticar exercício físico está em encontrar os estímulos certos e traçar objectivos!A pensar nisso, aqui ficam algumas dicas essenciais para começar a treinar. Deve ter calma no início, ir-se adaptando aos poucos ao tipo de atividade que pretende fazer, e acima de tudo, não desistir à primeira dificuldade! 1. Escolha uma atividade que lhe dê prazerHá quem goste de ir ao ginásio, fazer musculação, ou correr na passadeira.. E há aqueles que preferem atividades ao ar livre, como fazer caminhadas… O importante é perceber aquilo que realmente gosta de fazer e o primeiro passo para o sucesso está dado! 2. Não treine sozinhoArranjar companhia é uma forma de nos mantermos mais motivados e de tentarmos ir mais longe. É mais divertido e também desafiante porque se cria um compromisso com outra pessoa. É muito mais difícil dar parte de fraco. 3. Estabeleça objetivosSeja qual for o seu objetivo: perder peso, tonificar, ganhar massa muscular, aumentar a resistência e a força física, o importante é traçar uma meta. E, acima de tudo, esta deve ser realista. E, não se esqueça que está a começar. Não seja demasiado exigente consigo mesmo. 4. Aconselhe-se com um profissionalA ajuda de um profissional especializado em desporto é sempre uma mais valia, mas, para quem está a começar, mais ainda! Um PT, por ex., pode ser a pessoa certa para ajudar a definir os obejtivos e de que forma pode alcançá-los.Um principiante não deve começar a treinar sozinho, porque não conhece as posturas e os resultados de determinados movimentos ou exercícios. Um treino desadequado pode dar origem de lesões ou esforços sem resultados. 5. Defina um horário e cumpra-o!Um truque para não adiar os treinos é encará-los como reuniões de trabalho. Se está inscrito num ginásio, por ex., comece pelas aulas de grupo, cujos horários estão estabelecidos. Isto obriga a que se organize e esteja mais motivado para não faltar. Por Joana Correia, Nutricionista

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Hambúrgueres de quinoa e atum

Já fez a sua refeição vegetariana esta semana? E que tal experimentar esta sugestão? Coma hambúrgueres de forma mais saudável com esta versão vegan de quinoa e atum! Ingredientes:150 g de quinoa3 latas de atum ao natural2 dentes de alho1 c. sopa de azeite100 g de curgete, açafrão q.b.cominhos q.b.coentros q.b.1 pitada de sal e pimenta q.b. Preparação:Demolhe a quinoa durante 20 min. Decorrido esse tempo, leve-a a cozer com o açafrão, os cominhos, sal e pimenta.Depois de cozido, retire do lume, escorra e reserve. Lave e arranje a curgete, retirando só as laterais. Leve-a a cozer em água. Depois de cozida, escorra e triture bem, reserve.Abra as latas de atum, escorra bem e triture o atum. Numa tigela junte a quinoa com o atum, a curgete e coentros picados. Rectifique os temperos e molde em forma de hambúrgueres.Aqueça uma frigideira antiaderente e core de ambos os lados. Retire e sirva decorado a gosto.

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Dicas para um detox pós-festas

Dicas para um detox pós-festas

Sabemos que na época de festas, que vai desde o Natal até ao Dia de Reis (pelo menos), é difícil evitar os excessos alimentares, sejam pelo aumento do consumo de comida rica em açúcares e gordura, ou excesso de bebidas alcoólicas.Além disso, existem outros excessos que conduzem a alterações na alimentação diária, prejudicando a dieta e a forma física. Estes excessos conduzem não só a um aumento do peso, como a uma intoxicação global no nosso organismo. Para limpar o corpo destas toxinas, diminuir o inchaço e os quilinhos a mais é importante fazer um plano de desintoxicação, um “detox”. Este não representa uma dieta radical, mas sim, a adaptação do consumo de todos os macro e micronutrientes. Siga as dicas seguintes para fazer um detox pós festas:- Ingerir alimentos ricos em antioxidantes- Aumentar o consumo de água- Ingerir alimentos ricos em fibras e probióticos- Evitar alimentos processados e industrializados- Eliminar alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas- Praticar exercício físico- Eliminar/evitar bebidas alcoólicas Além destas estratégias, poderá potenciar o efeito detox com suplementos ricos em substâncias que promovam um bom funcionamento hepático, tal como o GOOD SLIM DRAIN DETOX ou PLANTAGUTT. Quer saber como planear um dia Detox? Fique com a nossa sugestão:Jejum: Good Slim Drain Detox diluído num copo de água com sumo de ½ limãoPequeno-almoço: Sumo verde (150ml de chá verde frio + 1 Maçã média + 1 Kiwi + 1 Punhado de espinafres + 1 Rodela fina de gengibre + 1 Colher de sopa de sementes de linhaça dourada)Meio da manhã: 3 Nozes + 1 Gelatina 0% gordura e açúcarAlmoço: Peixes ou carnes magras + Legumes/Saladas (temperados com um fio de azeite) + 1 Chávena de chá de gengibre1º Lanche: ½ Abacate barrado com 1 colher de chá de manteiga de amendoim e polvilhado com canela2º Lanche: 1 Ovo mexido com salsa + 1 Chávena de chá erva príncipeJantar: Sopa laranja detox (abóbora + cenoura + cebola+ gengibre + pimenta caiena + azeite) + Gelatina 0% gordura e açúcarHidratação: 1,5L a 2L de água (pode juntar um drenante para potenciar a eliminação de toxinas do corpo - o GOOD SLIM DRAIN PURE) Deve seguir este plano no máximo 3 dias por semana, uma vez que nutricionalmente não é uma dieta equilibrada para o dia-a-dia. Adriana Martins, Nutricionista

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Quiche de Peru

Apesar de ser uma tradição originalmente inglesa, o perú no Natal já há muito que faz parte da mesa dos portugueses. E se em vez do tradicional perú assado, experimentasse esta quiche de peru? Surpreenda na sua ceia de Natal. Ingredientes:300g de Batata-doce150g de Couve-flor150g de Peito de peru4 Ovos200g de cogumelos1 Queijo fresco magroAzeite q.b.Pimenta preta q.b.Cebolinho q.b. Preparação:- Lave e coza a batata-doce e a couve-flor. Coza ou grelhe o peru.- Esmague a batata e a couve-flor, desfie o frango já cozinhado. Bata os ovos.- Numa taça coloque a esmagada de batata e couve-flor, o queijo, o peru, os cogumelos, um fio de azeite e os temperos. Misture bem até ter uma massa homogénea.- Numa forma untada com azeite ou com uma folha de papel vegetal, coloque a mistura para formar a quiche e leve ao forno a 180º cerca de 30-40 minutos ou até ficar dourada.

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Quiche de Peru
O Arando Vermelho

O Arando Vermelho

A sua designação em Latim é Vaccinium macrocarpon, nativa da América do Norte, pertence à Família Ericacea. O Arando vermelho é uma baga muito ácida, de cor vermelho vivo e brilhante.É também conhecido como Cranberry, em inglês e é da mesma família do mirtilo.Estas pequenas bagas são ricas numa substância específica, a proantocianidina tipo A, um antioxidante natural que evita que as bactérias se fixem nas membranas mucosas. Isto leva a que se forme uma espécie de barreira entre os tecidos e os agentes patogénicos, constituindo um verdadeiro escudo contra as doenças.O arando vermelho está especialmente indicado para a prevenção e tratamento de infeções urinárias (cistite), porque a bactéria E.Coli (substância que causa 90% destas doenças) acaba por fluir através da urina, evitando inflamações na bexiga e nos rins. Para além disso, o arando vermelho é rico em pigmentos com propriedades antioxidantes, como as antocianinas e antocianidinas, e polifenóis, como o resveratrol e os flavonóides, que têm um papel anti-inflamatório muito relevante, uma vez que combatem o envelhecimento, evitam o aumento do colesterol e outros problemas cardiovasculares.

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Rabanadas Light no Forno

Durante a época de Natal parece improvável não ganhar alguns quilinhos extra por causa de todas as tentações à mesa… Porém, existem substituições saudáveis que podem ser feitas. No caso das rabanadas, é aconselhado que sejam preparadas com ingredientes menos calóricos e cozinhadas no forno.Experimente a nossa sugestão: Ingredientes:4 fatias de pão de Centeio1 chávena de chá de leite magro1 chávena de chá de sumo de uva light1 colher de sopa de adoçante1 ovo + 1 clara1 colher de sopa de leite em pó magro1 colher de chá de adoçante em pó1 colher de chá de canela em pó1 colher de sopa de azeite   Preparação:  - Misture o leite, o sumo e o adoçante num recipiente.- Num outro recipiente coloque o ovo mais a clara e bata.- Mergulhe cada fatia de pão na mistura de leite e, depois, no ovo batido. Coloque num tabuleiro untado com o azeite, e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 8 minutos, virando na metade do tempo, para que dourem do outro lado também.- À parte, misture o leite em pó, o adoçante e a canela. Quando as rabanadas estiverem douradas, retire do forno e polvilhe com esta mistura. Está pronto a servir! Delicie-se e bom apetite!

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