Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

A QUEDA DE CABELO

A QUEDA DE CABELO

O cabelo tem um ciclo normal de crescimento que resulta do balanço entre a quantidade de cabelo que nasce e a quantidade que cai.

O ciclo do cabelo tem várias fases e, por isso, o crescimento e a queda de cabelo ocorrem de forma cíclica ao longo do tempo e não de forma contínua. De uma forma simples podemos dividir o crescimento do cabelo em 3 fases:

Anagénese: A fase de síntese e crescimento ativo, com duração de 2-6 anos e na qual se encontram 85-90% dos cabelos;

Catagénese: A fase de regressão, com duração de 2-3 semanas e na qual se encontram menos de 1% dos cabelos;

Telogénese: A fase de “repouso”, que dura cerca de 3 meses e envolve 10-15% dos cabelos. Assim sendo, facilmente se compreende que o cabelo que cai em determinada altura estava de certa forma predestinado a cair naquela altura. Já o fenómeno da queda do cabelo é chamado de exogénese.

Uma queda diária de 50 a 100 cabelos pode considerar-se normal, mas se exceder este número a queda é excessiva e deve ser tratada. Podemos separar tipos de queda de cabelo consoante o género? Os tipos de queda de cabelo são os mesmos em ambos os sexos. No tipo de queda de cabelo mais comum, a chamada alopecia androgénica, a forma de apresentação é que é diferente.

Mulher

Tipicamente, na mulher caracteriza-se pela rarefação do cabelo no topo da cabeça, em “coroa”, deixando mais visível o couro cabeludo;

Homem

No homem a alopecia androgénica manifesta-se inicialmente pela recessão frontotemporal, as vulgares “entradas”, seguida da rarefação no topo do couro cabeludo, com eventual fusão destas áreas.

 

Nutrientes e plantas que podem ajudar:

L-cistina, Biotina, Serenoa Repens, Silício, Zinco, Selénio.