Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Porque se perde músculo em vez de gordura?

Porque se perde músculo em vez de gordura?

No mundo ideal, o processo de perda de peso deveria constituir a queima de gordura (perda de massa gorda) e o aumento da massa muscular (massa magra), mas atingir este equilíbrio nem sempre é fácil. 

O foco e determinação são dois pontos fundamentais para o sucesso na perda de peso, mas existem outros pontos-chave que deve seguir se quiser atingir o seu objetivo, e, muitas vezes, estes não são cumpridos, ainda que não intencionalmente.

Assim, fique a conhecer as razões que podem estar a fazer com que perca a tão desejada massa muscular em vez da massa gorda:

DEMASIADA RESTRIÇÃO DE CALORIAS
É fundamental incluir todos os alimentos na dieta, de forma equilibrada e sem restringir em demasia determinados alimentos porque têm calorias. Estas são necessárias e fundamentais para garantir o aporte necessário de energia.

FALTA DE PROTEÍNA
O consumo de proteína de alto valor biológico (carne, peixe, ovos, lacticínios, leguminosas) deve ser adequado às necessidades nutricionais e divididas nas demais refeições diárias. Os benefícios da ingestão de proteína não são só no ganho e manutenção da massa muscular, mas também no aumento da saciedade e controlo do peso.

ALIMENTAÇÃO ANTES E DEPOIS DO TREINO DESAJUSTADA
Fazer exercício sem ter todas as doses de nutrientes que precisa no organismo é uma das razões que pode levar à perda do músculo… E não se alimentar corretamente após o treino também… Por isso, é fundamental que as refeições pré e pós-treino contenham uma boa quantidade de proteína e alguns hidratos de carbono, dependendo das necessidades individuais.

DEMASIADO EXERCÍCIO CARDIOVASCULAR
Equilibrar o exercício cardiovascular com a prática de musculação é imprescindível quando falamos em ganhar músculo e perder gordura. Fazer demasiado “cardio” não queima somente calorias, pode impedir a formação de músculo. Assim, deve tentar encontrar este equilíbrio para atingir o objectivo.

FALTA DE DESCANSO
As horas de sono e descanso são fundamentais para a recuperação do músculo, pois é durante este período que ocorre parte da regeneração muscular depois do exercício. Além disso, se não descansar correctamente, vai sentir falta de energia e motivação para treinar no dia seguinte.


Adriana Martins, Nutricionista