Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

PERNAS CANSADAS - PREVENIR E COMBATER

PERNAS CANSADAS - PREVENIR E COMBATER

Tudo começa com uma sensação de pernas pesadas que se atribui, frequentemente, ao cansaço inerente a um dia de trabalho. Contudo, na maioria das vezes, a fadiga não é transitória, podendo constituir um primeiro sinal de insuficiência v enosa.

As veias devolvem ao coração o sangue proveniente de todos os órgãos do corpo. Quando estamos de pé, as veias profundas são comprimidas a cada passo, levando à propulsão ascendente do fluxo sanguíneo. Para manter este sentido, as veias profundas contêm válvulas de uma só direção. Porém, o retorno do sangue ao coração pode ser comprometido por diversos fatores, o que leva à estagnação do sangue nas veias, provocando dilatações. Dentro destes fatores de risco está a postura vertical, o sedentarismo, excesso de peso, o calor, uso de vestuário apertado, alimentação desequilibrada, alterações hormonais femininas devido à toma da pílula contracetiva ou à gravidez.

A hereditariedade, idade e sexo, onde as mulheres são o principal alvo, também são fatores importantes na determinação do risco de desenvolvimento de uma insuficiência venosa.

 

Dicas para eliminar ou reduzir os fatores de risco, perante os fatores expostos, excetuando os imutáveis como a hereditariedade, idade e sexo, verifica-se que a insuficiência venosa é passível de ser prevenida.

Para tal, seguem-se os seguintes conselhos para eliminar ou reduzir os fatores de risco:

  • Adote uma alimentação equilibrada (hipocalórica, restrita em sal, álcool, gorduras saturadas e especiarias);
  • Faça exercício físico moderado, de modo a exercitar as pernas, por exemplo, caminhe pelo menos uma hora por dia;
  • Adeque o vestuário. Evite o uso de roupa apertada, sapatos apertados, com saltos altos ou excessivamente rasteiros;
  • Adote uma postura correta, alternando a posição com regularidade, evite cruzar as pernas e aproveite todas as pausas para andar um pouco;
  • Evite fontes de calor diretas, não utilize sacos de água quente, lave os membros inferiores com água tépida alternando com água fria;
  • Evite o sedentarismo;
  • Faça massagens aos membros inferiores no sentido ascendente para estimular o retorno sanguíneo;
  • Repouse com as pernas elevadas acima do nível do coração, e permaneça nessa posição durante aproximadamente 30 minutos;
  • Utilize meias de descanso, principalmente se no seu dia-a-dia tiver sujeita a longos períodos de imobilidade, sobretudo de pé.