Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

MOBILIDADE ARTICULAR

MOBILIDADE ARTICULAR

A actividade física, assim como os hábitos alimentares, têm uma influência decisiva na manutenção da funcionalidade do sistema músculo-esquelético. Uma das principais virtudes da condição humana é a possibilidade de se movimentar. O movimento é conseguido através da inserção dos músculos nos ossos, através dos designados tendões, que pela sua contracção movem os ossos, produzindo os movimentos do corpo.

As articulações, que se formam entre dois ou mais ossos e fixam uns aos outros, possibilitam e controlam os movimentos entre eles. A cartilagem articular cobre as extremidades ósseas em algumas das articulações, permitindo aos ossos moverem-se com o mínimo de atrito. Os ligamentos fixam os ossos entre si, limitando os movimentos. Hoje, assistimos (felizmente!) a um aumento do número de praticantes de diversas actividades físicas (jogging, ciclismo, corrida, crossfit, etc.). É sem dúvida uma virtude, mas também algo que pode levar a lesões. Aliado a uma boa orientação dos exercícios, a dieta, assim como o uso de suplementos alimentares, podem ser decisivos na manutenção de uma actividade física óptima. A cartilagem é constituída sobretudo por água, condrócitos, colagénio e proteoglicanos. Quando ocorre desgaste, seja por doença, seja com o envelhecimento normal dos indivíduos, seja por excesso de carga, a cartilagem articular degenera, e esse desgaste vai comprometer a interacção dos ossos que compõem a articulação, podendo haver dor, vermelhidão e inflamação.

 

Soluções Naturais

Existem várias formas de uma pessoa, por si própria, fazer com que o dia-a-dia seja mais fácil e com melhor qualidade de movimento. Há dois princípios muito importantes que nunca devem ser esquecidos: a conservação da energia e a proteção das articulações. Na conservação de energia é fundamental evitar o cansaço, pois a fadiga aumenta a dor. Ou seja: Sempre que possível trabalhe sentado; procure repartir os trabalhos mais pesados e faça alguns intervalos de descanso. Para proteger as articulações, deve tomar as medidas necessárias para prevenir deformidades articulares e diminuir as dores: Mude frequentemente de posição para prevenir a rigidez; evite os movimentos e as posições que provoquem mais dores nas articulações; evite o esforço, a sobrecarga, ou pressão, das articulações afectadas.

Para além disso, considere também os seguintes suplementos:

  • Colagénio: é a proteína mais abundante no mundo animal. A rede de colagénio determina a elasticidade e a resistência à tensão da cartilagem.
  • Ácido Hialurónico: a importância deste na cartilagem articular está relacionada com a manutenção da estrutura dos proteoglicanos, assim como funções de lubrificação e de absorção de choque.
  • Glucosamina e Condroitina: nutrientes estruturais indispensáveis para a manutenção do equilíbrio da cartilagem.
  • Cartilagem de tubarão: suplemento alimentar rico em nutrientes tais como: colagénio, glucosamina, entre outros.

Portanto, o recurso a práticas de vida saudáveis, bem como aos Suplementos Alimentares, constituem opções úteis para ajudar a manutenção de uma mobilidade articular excelente!