A Retenção de Líquidos
12 Mar 2021 - Publicado por Vitaceutics
A retenção de líquidos, ou seja, a acumulação excessiva de água no organismo, resulta do excesso da produção, da retenção exagerada ou da insuficiente drenagem do líquido intersticial (existente entre as células), causando inchaço.
CAUSAS PARA A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
Aumento da pressão arterial, alterações hormonais, insuficiência da tiróide, utilização de corticóides, etc. A utilização excessiva do sal é também uma das maiores causas. Não obstante, a utilização excessiva do sal (ou seja, sódio) na alimentação assume-se como um fator determinante, uma vez que, com o intuito de manter a homeostase, o organismo vai absorver mais água (a chamada retenção exagerada).
A água representa cerca de 70% do peso do corpo de um adulto. O rim é o órgão determinante para o equilíbrio hídrico. Para manter este equilíbrio é essencial manter uma hidratação adequada. Recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia para proteger-se contra a desidratação e também contra a formação de cálculos renais.
PROCESSO DE DRENAGEM
Apesar da eficácia dos processos de metabolização e excreção das substâncias do nosso organismo, existem uma série de fatores do nosso dia-a-dia que prejudicam esse processo:
- má alimentação
- sedentarismo
- poluição
- tabaco
- exposição constante a agentes agressivos
Esses fatores, que expõem constantemente o nosso organismo a resíduos e toxinas, vão promover uma acumulação progressiva de substâncias tóxicas que não foram eliminadas, levando a que o nosso corpo sofras as consequências. Por isso, é tão importante promover a depuração do nosso organismo!
SINAIS DE ALERTA
A acumulação excessiva destas substâncias pode revelar-se por manifestações como a fadiga, digestões difíceis, perda de apetite, dificuldade em dormir, astenia.
SOLUÇÕES NATURAIS
Bétula:
- Afeções urinárias e urolitíase
- Ação diurética
- Adjuvante no tratamento do reumatismo
- Evita a formação de pedra nos rins e bexiga
Cavalinha:
- Reminelarizante
- Tonificante
- Aumenta as defesas imunitárias
- Diurética
Dr. Ricardo Leite, Farmacêutico